A Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico de Uberlândia (Aresan) recebeu uma visita técnica dos representantes da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas (Demae) neste mês. A ação faz parte da integração técnica da Aresan, que busca fortalecer a cooperação entre os municípios e aprimorar a regulação e a gestão dos serviços de saneamento básico.
Durante a visita, os técnicos e gestores das autarquias de Catalão (GO) e de Caldas Novas (GO) puderam conhecer de perto as ferramentas regulatórias utilizadas pela agência para garantir qualidade, eficiência e equilíbrio tarifário nos serviços públicos de saneamento básico.
Os técnicos goianos puderam conhecer de perto a estrutura de funcionamento do ciclo tarifário, os critérios e mecanismos adotados para revisão e reajuste de tarifas, atuação permanente da ouvidoria, a rotina de fiscalização dos serviços delegados e o modelo de contabilidade regulatória desenvolvido pela Aresan para garantir a transparência, eficiência econômica e sustentabilidade nas decisões regulatórias. Também debateram sobre os desafios comuns enfrentados pelas administrações municipais no contexto das exigências estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento.
Além disso, os técnicos goianos realizaram uma visita ao Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae), regulado pela Aresan. No local, conheceram unidades da autarquia.