A Prefeitura de Uberlândia realizará uma série de atividades dentro do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. Na cidade, a iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contará com palestras, rodas de conversa, blitzes educativas e ações interativas realizadas em locais públicos. O objetivo do movimento, que é realizado em todo país, é ampliar a conscientização da população sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e divulgar os canais de denúncia, como o Ligue 180. A iniciativa em Uberlândia também visa reforçar o compromisso do poder público municipal com a promoção de uma cidade mais justa e segura para todas, seguindo, assim, as diretrizes do prefeito Paulo Sérgio.
As atividades que farão parte da campanha em Uberlândia, direcionadas ao público em geral e a servidores públicos e instituições que atuam na rede de proteção, serão promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a participação também das secretarias municipais de Segurança Integrada, de Saúde e de Trânsito e Transportes, e em parceria a Câmara Municipal de Uberlândia e a Polícia Militar.
A campanha, que acontece a partir do dia 1º de agosto, terá duas palestras realizadas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, no dia 7. A primeira, com o tema “A importância do atendimento humanizado a mulheres vítima de violência”, será ministrada pela psicóloga Tatiane Medeiros Tema, a partir das 9h. A segunda, com a temática “Enfrentamento da violência contra a mulher: uma responsabilidade de toda a sociedade”, será ministrada pela Sargento Flávia Miguel, a partir das 9h40.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Santiago, lembra da importância de serem fomentadas atividades que levem conscientização sobre a violência doméstica. “A violência contra a mulher é uma realidade que precisa ser enfrentada com firmeza e informação. Agosto Lilás é um momento de mobilização social para fortalecer o enfrentamento e incentivar a denúncia. Nosso papel, enquanto poder público, é garantir apoio e orientação às vítimas”, afirmou. A campanha é realizada em agosto em alusão ao mês em que é celebrada a criação da Lei Maria da Penha, considerada um marco no enfrentamento à violência doméstica no Brasil.
Campanha Agosto Lilás
Programação
07/08 (quinta-feira) – Palestras: Fortalecimento e Capacitação da rede de atendimento às mulheres em situação de violência
Local: Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal
Horário:
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 8h45 – Abertura oficial e pronunciamentos
8h45 às 9h – Apresentação cultural
9h – Palestra com a psicóloga Tatiane Medeiros – Tema: “A importância do atendimento humanizado a mulheres vítima de violência”
9h40 – Palestra com a Sargento Flávia Miguel – Tema: “Enfrentamento da violência contra a mulher: uma responsabilidade de toda a sociedade”
12h – Encerramento
01/08 (sexta-feira) – Blitz Educativa de Combate à Violência contra a Mulher
Local: Avenida Rondon Pacheco, esquina com rua General Osório
Horário: 16h30 às 18h
02/08 (sábado) – Ação Parque Sabiá – Bora, Mulher!
Local: Parque do Sabiá (Casa do Papai Noel)
Horário: 9h às 12h
Ações confirmadas:
• Ônibus meu ofício
• Serviços de beleza
• Roda de conversa: “Eu venci a violência”
• Orientações Casa da Mulher
• Aulão de defesa pessoal
• Serviços de Saúde
08/08 (sexta-feira) – Ações de prevenção em destaque na importância da campanha Bora, Mulher! no enfrentamento a violência da mulher
Local: Escola Municipal Dr. Joel Cupertino Rodrigues
Horário: manhã