Uberlândia consolidou seu protagonismo em inovação urbana e transformação digital. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a cidade avançou do nível 4 para o nível 5 de maturidade pela adoção de políticas públicas inovadoras em diversas áreas. A avaliação foi feita pelo Programa Cidades do Futuro, do Governo de Minas Gerais. Uberlândia foi reconhecida como a maior cidade a integrar a iniciativa e a primeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a alcançar esta classificação em Cidades Inteligentes, de acordo com a plataforma Inteli.gente.
O nível 5 corresponde a um desenvolvimento consolidado, quando o município consegue promover políticas públicas maduras, soluções implementadas com alcance sistêmico e uso consistente de dados e tecnologias digitais em diferentes dimensões do governo e da vida urbana. A qualificação do município pode ser observada a partir da melhoria em três dimensões, sendo elas: econômica, sociocultural e capacidades institucionais.
O avanço pode ser explicado pela atuação da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizando a coordenação do diagnóstico e condução dos projetos estruturantes em cidades inteligentes, seguindo as diretrizes do prefeito Paulo Sérgio. “A transformação da cidade não se deu apenas pela adoção de tecnologia, mas por meio de um projeto integrado, com planejamento, políticas públicas sólidas e visão de longo prazo. Uberlândia quer se consolidar como um modelo nacional de colaboração multissetorial, e está aberta a receber outros municípios, compartilhar seus aprendizados e construir redes de cooperação em prol de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis”, observou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves.
Referência regional
Em 2025, Uberlândia se consolidou como referência regional em gestão estratégica e cidade inteligente. O município sediou um dos principais encontros de cidades inteligentes do país, recebeu destaque em rankings de cidades inteligentes e tornou-se exemplo em governança digital e por seu ecossistema de inovação.