Em continuação à programação da etapa rural da 41ª Campanha de Vacinação Antirrábica, os agentes do Programa Municipal de Controle da Raiva, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), estarão, nesta sexta (1º), percorrendo o distrito de Miraporanga, além das demais propriedades que estão na zona rural. No sábado (2), será a vez da região das chácaras Panorama e Douradinho receber a visita das equipes.
A primeira fase da campanha acontece até o dia 15 de agosto. Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação.
Para que a campanha tenha efetividade, é importante que os moradores e proprietários de chácaras e fazendas facilitem a entrada dos vacinadores. Os agentes estão devidamente uniformizados, portando crachá de identificação e com equipamentos de segurança para fazer a visita.
A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia visa garantir que a cidade continue sem registros da doença (uma infecção viral aguda que não tem cura, e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais) em cães e gatos, o que ocorre há mais de 30 anos. A coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian de Andrade, destaca que os proprietários devem ter consciência e aproveitar a oportunidade de prezar pela saúde dos animais.
“A prevenção é a vacinação anualmente. Por isso, precisamos da contribuição de todos. No entanto, reforçamos que animais doentes, gestantes ou lactantes devem ser encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses após o desmame ou quando estiverem sadios”, orientou.