Equipes visitarão 94 instituições do programa para oferecer apoio técnico e logístico na destinação correta de resíduos e incentivo à sustentabilidade
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), começou, nesta segunda-feira (4), visitas técnicas às 94 instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil. A iniciativa visa apoiar a implementação de coleta seletiva e compostagem nos espaços, promovendo ações de sustentabilidade, inclusão social e combate ao desperdício de resíduos orgânicos e recicláveis.
A primeira instituição visitada foi a Associação Amigos do Shopping Park, que atende cerca de 120 famílias com doações de alimentos, roupas e utensílios domésticos. “É um incentivo, um apoio que eles vão nos dar, agora, com essa compostagem e esse acompanhamento técnico, que é muito importante. Isso vai ser revertido em benefício das famílias que nós ajudamos”, afirmou o presidente da associação do Shopping Park, Carlos Augusto Ferreira. Em seguida, as equipes foram à Associação dos Moradores do Conjunto Alvorada.
Esse projeto contribui diretamente para a redução do volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário de Uberlândia, prolongando sua vida útil e diminuindo impactos ambientais como o mau cheiro e a proliferação de vetores. Além de gerar resultados diretos para o meio ambiente, proporcionam qualidade de vida à população, seguindo, assim, a diretriz do prefeito Paulo Sérgio. Além disso, valoriza o trabalho dos catadores organizados em associações e cooperativas, promovendo geração de renda e inclusão social.
“Essa parceria servirá para ampliarmos e divulgarmos os programas de coleta seletiva e compostagem. Nesse primeiro momento, vamos visitar as instituições parceiras, conhecer as estruturas e oferecer apoio logístico e técnico para aumentar o aproveitamento dos resíduos orgânicos que, antes, iam para o aterro sanitário, mas que, agora, deverão ser compostados, assim como os recicláveis, que terão destinação correta”, explicou o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio.
“Essa parceria com o Dmae consiste em entregar as doações de hortifrutis para as instituições e, a partir desse momento, monitorar o que acontece com esse resíduo, com esse lixo e com essas aparas que iriam para o aterro. Nós vamos fazer a composteira para ter o resultado da compostagem e, depois disso, fazer as hortas”, destacou a coordenadora do Mesa Brasil Sesc Triângulo, Vanessa de Paula Ferreira.
Até sexta-feira (8), outras três instituições serão visitadas pelas equipes do Núcleo de Coleta Seletiva do Dmae. “Com essa ação, esperamos desviar a maior quantidade possível de resíduos e recicláveis do aterro sanitário, gerando economia ao poder público e renda para as entidades envolvidas e associações de recicláveis”, reforçou Arthur Rosa.