A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia preparou uma série de orientações para quem pretende presentear no Dia dos Pais, que será celebrado no dia 10 de agosto neste ano.
A principal recomendação é: evite deixar as compras para a última hora. A pressa pode levar ao início de um endividamento que compromete o orçamento e, ainda, fazer com que o consumidor ignore etapas importantes — especialmente no ambiente online — aumentando o risco de cair em golpes.
Em datas comemorativas, o comércio costuma lançar diversas promoções para atrair consumidores. Por isso, quanto antes a pesquisa for iniciada, maiores são as chances de encontrar o melhor custo-benefício, comparando preços, prazos e condições de pagamento.
Nas compras online, o cuidado deve ser ainda maior. É comum que, nessas épocas, aumente o número de sites e links fraudulentos, muitos deles imitando páginas conhecidas para enganar o consumidor. Caso você se depare com um ou mais desses sites, denuncie pelo aplicativo Fale Procon.
“Datas comemorativas não podem ser desculpa para abusos. Os sites legítimos devem garantir um ambiente seguro e, quando essa segurança falha, o consumidor tem o direito de exigir proteção e reparação”, destaca Egmar Ferraz, superintendente do Procon de Uberlândia.
O Procon reforça ainda que a principal diferença entre as compras presenciais e virtuais está no direito a troca da mercadoria. Em compras presenciais, a troca é uma cortesia do lojista, no caso em que não há vícios previstos no Código do Consumidor. Por isso, o consumidor deve se informar, antes da compra, sobre a política de trocas da empresa. Já no ambiente online, o consumidor tem o direito de arrependimento, podendo solicitar a troca ou devolução do produto sem necessidade de justificativa em até 7 dias corridos após o recebimento.
Confira as dicas e boas compras!
Compras online e presenciais
• Compare preços e verifique as condições de pagamento;
• Em caso de promoções, a oferta deve ser clara e mantida conforme anunciada;
• O consumidor tem direito à informação verdadeira e clara sobre os produtos e serviços.
Compras online
• Não acesse links enviados por aplicativos de mensagens ou redes sociais;
• Digite o endereço do site diretamente no navegador;
• Direito de arrependimento: até 7 dias corridos após o recebimento;
• Verifique se o prazo de entrega atende à sua necessidade.
Produtos com defeito
• Prazo legal para reclamar: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para duráveis;
• O fornecedor tem até 30 dias para resolver o problema;
• Caso não haja solução, o consumidor pode escolher entre: troca, abatimento proporcional no preço ou devolução do valor pago.