O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada pela parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube –, integrarão a seleção brasileira de bocha paralímpica na 2025 World Boccia Cup. A competição começa neste domingo (10) e vai até o dia 18 de agosto, em Curitiba (PR), com a participação de representantes de diversos países.
Nesta semana, Mateus e Oscar estão em São Paulo (SP) para participar da fase de treinamento da seleção, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB). “Os dois vivem um grande momento e estão preparados para essa importante competição. A expectativa é que a dupla represente muito bem Uberlândia e o Brasil na World Boccia Cup e conquiste grandes resultados”, destacou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Em abril, Mateus Carvalho conquistou duas medalhas no Challenger Series Santiago, no Chile. O paratleta, que esteve acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho, ficou com o ouro na disputa individual e com o bronze na competição por pares, ao lado da paratleta Evani Calado.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem 18 paratletas na bocha, tanto na iniciação esportiva quanto no alto rendimento. As aulas e os treinos são oferecidos no ginásio do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), de segunda a sábado.