A equipe da Prefeitura de Uberlândia, representada pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), teve seis paratletas convocados para a fase estadual da etapa paralímpica dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). O evento esportivo será realizado em Poços de Caldas (MG), entre os dias 18 e 24 de agosto, com a participação de competidores de todo o estado.
A Futel terá representantes em três modalidades: atletismo (Augusto Pereira, Davi Ribeiro e Laura Marques), bocha (Jhony Lima e Luísa Ono) e halterofilismo (Nycollas Medeiros). “A fase estadual do Jemg é voltada a crianças e adolescentes que se destacaram na etapa municipal, o que é o caso dos seis paratletas. A expectativa é que eles representem bem Uberlândia e voltem à cidade com medalhas”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
No ano passado, a Futel foi representada por oito paratletas nas modalidades de atletismo, bocha e natação na etapa paralímpica do Jemg, em Governador Valadares, e conquistou 14 medalhas (11 de ouro e 3 de prata). O Jemg é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.
Os paratletas da equipe da Prefeitura de Uberlândia treinam de segunda a sexta-feira, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel).