O município segue avançando na construção de um futuro mais conectado, inovador e sustentável por meio de programas desenvolvidos pela Prefeitura de Uberlândia. A segunda maior cidade de Minas Gerais é finalista em quatro categorias do Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas 2025, promovido pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor). A premiação valoriza iniciativas inovadoras que utilizam a tecnologia para aprimorar serviços públicos, promover a inclusão digital e impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves, o reconhecimento é resultado de uma visão a longo prazo e do compromisso da gestão municipal, sob a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, com a transformação digital. “Temos trabalhado para preparar Uberlândia para os desafios do futuro, de modo a conectar pessoas, dados e territórios com soluções inovadoras e eficientes. Essas indicações refletem a integração de nossas ações para tornar Uberlândia uma cidade cada vez mais inteligente, humana e inclusiva”, considerou.
Confira, a seguir, os quatro projetos finalistas e as categorias em disputa:
- UdiFi – Wi-Fi Grátis da Prefeitura de Uberlândia | Categoria: Conexão Digital
- UdiTech – Centro de Formação Tecnológica e Inovação para Jovens | Categoria: Formação da Juventude
- Alvará Num Clique | Categoria: Eficiência da Gestão Pública
- Sistema Integrado de Videomonitoramento da Cidade de Uberlândia | Categoria: Segurança Pública Inteligente
Para concorrerem ao prêmio, os programas municipais foram aplicados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Eles são resultados de um trabalho conjunto, desempenhado por diferentes pastas, que incluem, por exemplo, a Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), responsável pela criação e operacionalização dos sistemas, com destaque também para secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Planejamento Urbano e Segurança Integrada.
Os ganhadores serão anunciados durante o Encontro Nacional Cidades Tecnológicas 2025, que acontecerá no dia 28 de agosto, em Belo Horizonte. Além da premiação, o evento contará com palestra de abertura e painéis alusivos a cidades inteligentes e inovadoras. (Confira aqui a programação.)
Programas finalistas
· UdiFi – Wi-Fi Grátis da Prefeitura de Uberlândia: democratiza o acesso à internet com mais de 600 pontos de conexão pública em praças, escolas, unidades de saúde e ônibus urbanos. A iniciativa garante inclusão digital, educação acessível e mobilidade conectada, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU);
· UdiTech – Centro de Formação Tecnológica e Inovação para Jovens: oferece capacitação gratuita em tecnologias avançadas como inteligência artificial, automação e impressão 3D. A proposta fortalece a inclusão social, a empregabilidade e o empreendedorismo de base tecnológica;
· Alvará Num Clique: revoluciona a gestão pública ao digitalizar 100% do processo de licenciamento de obras, reduzindo prazos, burocracia e custos. Com mais de 2.300 alvarás emitidos apenas em 2024, é referência nacional em eficiência urbana;
· Sistema Integrado de Videomonitoramento: posiciona Uberlândia como líder em segurança pública inteligente, com mais de 5 mil câmeras ativas e o maior cerco rural digital do país. A solução é integrada com forças de segurança estadual e federal, promovendo prevenção de crimes e respostas rápidas.
Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas
O Prêmio Cidades Tecnológicas destaca iniciativas inovadoras que utilizam tecnologia para aprimorar a gestão pública, a inclusão digital e o desenvolvimento sustentável. Com oito categorias, premia projetos de conectividade, capacitação tecnológica, inovação no setor público e políticas legislativas.