A Prefeitura de Uberlândia elaborou e teve duas propostas selecionadas para a implantação de Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) da Cultura conforme portaria Minc nº 229, de 12 de agosto de 2025, divulgada ontem (14), no Diário Oficial da União (DOU). Por meio do recurso oriundo do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a cidade de Uberlândia poderá realizar a construção dos CEUs Unidades Santa Rosa e Luizote de Freitas 3, sendo a única cidade mineira a receber dois equipamentos nesta fase.
Na próxima etapa, o Município apresentará os projetos de engenharia e, sendo aprovados, os recursos deverão ser disponibilizados para que sejam iniciadas as obras para atender a população das respectivas regiões. Vale ressaltar que Uberlândia foi a cidade do Brasil que mais inscreveu projetos dentro da segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.
Os CEUs são centros culturais com 300 a 500m² e fazem parte de um conjunto de iniciativas para ampliar o acesso à infraestrutura cultural em áreas de vulnerabilidade social, promovendo a formação e contribuindo para a produção cultural local.