A equipe da Prefeitura de Uberlândia, representada por 21 caratecas de 8 a 17 anos da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), destacou-se na etapa classificatória para a final do Campeonato Brasileiro de Karate, garantindo a 7ª colocação geral por equipes, ao conquistar 14 medalhas (5 de ouro, 2 de prata e 7 de bronze). A competição promovida pela Confederação Brasileira de Karate (CBK) e realizado na Arena Sabiazinho entre quinta-feira (14) e este sábado (16), teve Minas Gerais como campeã geral com 216 medalhas (76 de ouro, 60 de prata e 80 de bronze). São Paulo e Goiás ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente.
Os caratecas da Futel integraram a seleção mineira de karate na competição, tanto no kata (luta imaginária contra vários adversários) quanto no kumite (luta real contra um adversário), sendo que os que atletas que conquistaram medalhas garantiram vagas para a etapa final, que será realizada em João Pessoa (PB) entre o fim de outubro e início de novembro.
A etapa classificatória realizada em Uberlândia reuniu 702 atletas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Maranhão, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Para João Batista Pires, profissional de educação física da Futel e um dos treinadores da Seleção Mineira, os resultados foram satisfatórios. “A equipe mineira competiu com um número maior de atletas em relação às demais e assim mostrou a sua força. Quanto aos nossos caratecas da Futel, a participação foi excelente, tanto que conseguimos classificar vários caratecas para a etapa final. Os bons resultados são fruto do trabalho que realizamos no dia a dia, com o excelente apoio e participação da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel”, disse o treinador.

Atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, atende 510 crianças e adolescentes com idade de 6 a 18 anos no karate, sendo 480 na iniciação esportiva e 30 no alto rendimento. As aulas gratuitas são oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), UTC e nos poliesportivos Luizote de Freitas e São Jorge.