O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu, nesta segunda-feira (18), a visita de servidores da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), de Itabuna (BA). O objetivo do encontro foi conhecer parte do processo de filtração utilizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Uberlândia, referência nacional em boas práticas de saneamento.
Os representantes da Emasa visitaram o Núcleo de Controle de Processos (NCP) e as Estações de Tratamento de Água Bom Jardim e Capim Branco, onde acompanharam de perto o funcionamento do sistema de filtração, atualmente em processo de modernização também em Itabuna.
“Temos feito no nosso município algumas melhorias nas nossas estações. E como o Dmae tem apresentado os avanços na parte do saneamento, a gente pediu uma visita para conhecer o que tem sido feito aqui no município, para poder reproduzir em Itabuna. Então, o que é tecnologia, que é bem-vinda, vamos aproveitar e implantar lá”, explicou o gerente técnico da Emasa, João Bittencourt.
A experiência permitiu uma troca de conhecimentos técnicos e a apresentação das melhorias que o Dmae vem implantando em seus processos de captação e tratamento de água. “Nosso propósito é ver o sistema de filtração. Foi feita uma melhoria nos filtros. Vamos estudar, ver o que foi implantado para a gente poder replicar no nosso município”, disse João Bittencourt.
O diretor-geral do Dmae, Rodrigo Sávio Lacerda, destacou a relevância da visita e reforçou a posição da autarquia como modelo no setor. “É uma satisfação receber a equipe da Emasa e poder mostrar o trabalho que realizamos em Uberlândia. O Dmae é reconhecido em todo o país pela qualidade dos seus serviços e pelo constante investimento em inovação, modernização e sustentabilidade. Essas trocas fortalecem ainda mais o setor de saneamento e reforçam nosso compromisso em ser referência para outras cidades brasileiras”, afirmou Rodrigo Sávio Lacerda.