Com o objetivo de continuar garantindo a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está realizando obras de reforma e manutenção nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Cruzeiro dos Peixotos e Ipanema. As intervenções visam reforçar a segurança dos servidores e assegurar a preservação das unidades que desempenham papel fundamental no saneamento de Uberlândia, considerado uma referência nacional.
As melhorias resultam em mais segurança para os profissionais, conservação dos tanques biológicos e do processo físico-químico do tratamento. Até a conclusão das manutenções, o investimento total previsto é de R$ 334 mil, com recursos próprios do Dmae.
Na ETE Cruzeiro dos Peixotos estão sendo executadas a aplicação de resina e pintura dos tanques, além da instalação de guarda-corpo, medida que aumenta a proteção para os operadores durante as atividades.

Já na ETE Ipanema, os trabalhos contemplam a aplicação de resina e pintura dos tanques responsáveis pelo processo biológico, a recuperação da cobertura do canal de flotação e a instalação de uma prensa para desidratação de lodo, garantindo maior eficiência operacional.
O diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda, destaca a importância dessas ações, que seguem as diretrizes do prefeito Paulo Sérgio. “Essas obras reforçam o nosso compromisso com a modernização da estrutura de esgotamento sanitário, garantindo não apenas melhores condições de trabalho para os servidores, mas também mais eficiência e segurança no tratamento de esgoto, que reflete diretamente na saúde e qualidade de vida da população”, ressaltou.