Com o objetivo de estimular as agroindústrias rurais da região, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, deu início, nesta sexta-feira (22), à Feira do Queijo, Mel, Café e Cachaça – Edição 2025. A Feira, que é aberta ao público e acontece no piso I do Uberlândia Shopping, é uma oportunidade para que agroindústrias rurais, do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, exponham e comercializem seus produtos. O evento é realizado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) e com o Uberlândia Shopping e acontece até o próximo domingo (24), das 14h às 20h.
“É uma alegria promover um evento deste porte, onde podemos trazer os produtos do campo, da roça, para estarem aqui. Os produtos são de excelente qualidade. Nosso objetivo é fortalecer as agroindústrias, ajudar os pequenos produtores com os cursos e com os treinamentos que oferecemos. Tudo isso é importante para que eles possam oferecer produtos de qualidade aos consumidores”, afirmou o secretário municipal de Agronegócio, Thiago Silveira.
As agroindústrias participantes foram inscritas por meio de chamamento público aberto pela Prefeitura de Uberlândia. Ao todo, foram selecionadas sete agroindústrias, sendo quatro de Queijo Minas Artesanal, uma de Mel, uma de Café e uma de Cachaça. Os produtores presentes na Feira do Queijo, Mel, Café e Cachaça são responsáveis pela conservação, transporte das mercadorias e negociações comerciais realizadas durante o evento. Entre os critérios para participação, por exemplo, todos os produtos devem estar acondicionados em suas respectivas embalagens originais.
Durante a Feira, também está sendo realizado o 5º Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Triângulo Mineiro, promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A disputa conta com 10 competidores, dos quais cinco serão eleitos para representarem a região na etapa estadual, que será realizada no dia 4 de setembro, em Itanhandu (MG).