As equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas pelas parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – conquistaram 14 medalhas (6 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze) na 2ª Fase Nacional Circuito de Atletismo Paralímpico Loterias Caixa 2025. A competição foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), entre sexta (22) e este domingo (24), com a participação de competidores de todo o país.
O destaque foi Wellington Fernandes, da Futel/Aparu/Praia Clube, que conquistou medalha de ouro na prova de arremesso de peso e estabeleceu um novo recorde brasileiro em sua categoria (classe F20), com a marca de 14,91 metros.
A Futel/Aparu/Praia Clube foi representada por 18 paratletas – Clayton Pacheco, Danilo Matos, Edmar Oliveira, Fábia Araújo, Gibson Silva, Jean Costa, Jéssica Marques, João Batista Barbosa, João Victor Borges, Kenned Justino, Lucas Barbosa, Lucas Silva, Lusdélia Silva, Marcos Ramos, Mauro Evaristo, Rafaela Divina, Roberto Fontoura e Wellington Fernandes – e a Futel/Praia Clube foi representada por Rodrigo Parreira. Os paratletas foram acompanhados pelos treinadores Fernando Martins, Leandro Garcia e Jacyr Cairon, todos profissionais de educação física da Futel, e por nove profissionais de apoio.
“Nossos paratletas alcançaram ótimos índices e ficaram entre os destaques da competição, o que demonstra que Uberlândia se consolidou como uma das grandes potências do esporte paralímpico nacional”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
As equipes Futel/Aparu/Praia Clube e Futel/Praia Clube treinam no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel) de segunda a sexta-feira. Em junho, a Futel/Aparu/Praia Clube conquistou 53 medalhas (40 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze) no Meeting Loterias Caixa de Atletismo, realizado no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.