Uberlândia é uma das cidades mais sustentáveis do país, conforme o Instituto Cidades Sustentáveis. O apontamento está presente em divulgação recente do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), que avalia os municípios mais avançados em desenvolvimento sustentável no Brasil, por porte populacional. Uberlândia recebeu a nota 57,63 na mensuração do progresso total da cidade para a realização de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). (Clique aqui e confira o ranking.)
Das cidades brasileiras com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, Uberlândia está na 2ª posição geral, atrás somente de São José dos Campos (SP). Já no comparativo com todos os municípios que têm acima de 500 mil habitantes, a cidade é a 4º mais sustentável do país. Ainda na classificação geral, Uberlândia está à frente de 25 capitais, não superando apenas São Paulo (SP) e Brasília (DF).
“Esse é um reconhecimento importante, pois temos voltado esforços diários para garantir a preservação ambiental no município. Criamos o selo “Uberlândia Mais Sustentável”, que valoriza as boas práticas de sustentabilidade por empresas e instituições. Junto às crianças e jovens, implantamos, por meio do Dmae, o selo “Escola Sustentável”. Também já implementamos o projeto “Avenidas dos Ipês”, com o plantio de 1,5 mil árvores da espécie Ipê Roxo em dez vias da cidade. Enfim, são ações que seguiremos promovendo para favorecer a qualidade de vida da população e zelar pela natureza”, considerou o prefeito Paulo Sérgio.
O intuito do levantamento é orientar a ação política de prefeitos e prefeitas, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Confira, a seguir, quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU e que definiram a classificação de Uberlândia no ranking:
· ODS 1: Erradicação da Pobreza
· ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável
· ODS 3: Saúde e Bem-Estar
· ODS 4: Educação de Qualidade
· ODS 5: Igualdade de Gênero
· ODS 6: Água Potável e Saneamento
· ODS 7: Energia Acessível e Limpa
· ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
· ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
· ODS 10: Redução da Desigualdades
· ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
· ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
· ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima
· ODS 14: Vida na Água
· ODS 15: Vida Terrestre
· ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes
· ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação