O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) promoverá, na próxima quinta-feira (28), o 3º Painel de Sustentabilidade, com atividades que vão destacar o papel da educação ambiental e da gestão de resíduos sólidos no enfrentamento dos desafios climáticos. Será realizado no auditório da autarquia, que fica na avenida Rondon Pacheco, 6.400, no bairro Tibery.
Na parte da manhã, será realizada uma oficina voltada aos catadores de recicláveis e ministrada pelo especialista em gestão ambiental Wemersson Oliveira Daniel e o professor doutor José Claudio Junqueira Ribeiro, do Centro Universitário Dom Helder Câmara e consultor da Fundação Dom Cabral. A atividade vai abordar os benefícios da compostagem para a redução de resíduos e discutir a percepção das mudanças climáticas em Uberlândia.
Às 18h, os participantes poderão acompanhar as palestras “Mudanças Climáticas: Causas e Consequências”, conduzida pelo professor doutor José Claudio Junqueira Ribeiro e sobre crédito de carbono, com o professor Fernando Caixeta, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). As apresentações deverão trazer reflexões sobre os impactos das alterações climáticas e a necessidade de ações conjuntas para a construção de cidades mais sustentáveis. O evento é gratuito, aberto ao público e com emissão de certificado.
Para o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa, o painel reforça a missão da autarquia em aproximar a população das discussões ambientais. “O 3º Painel de Sustentabilidade reforça o nosso compromisso em incentivar práticas que reduzem o impacto ambiental e ampliam a conscientização da população. A compostagem e a discussão sobre mudanças climáticas são fundamentais para que Uberlândia continue avançando como referência em sustentabilidade”, destacou.