Dando sequência ao novo programa voltado à saúde mental corporativa dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou, nesta quarta-feira (27), mais uma atividade que visa a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com a participação da psicóloga Bruna Santos Gonçalves, foi ministrado o Treinamento de Gestores “Como agir diante de uma crise mental no trabalho”. A capacitação presencial ocorreu no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
O novo programa tem o objetivo de fortalecer o bem-estar dos servidores públicos municipais e evitar o desenvolvimento de doenças por questões emocionais e psicológicas. A iniciativa, lançada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Administração, no dia 20 de agosto, será desenvolvida durante três meses e inclui uma série de ações integradas e planejadas para cuidar da saúde emocional dos mais de 15 mil servidores públicos ativos do município.

O programa prevê, além de treinamentos como o que ocorreu nesta quarta-feira, rodas de conversa, oficinas temáticas e atividades voltadas ao autoconhecimento, ao controle do estresse e à melhoria contínua do clima organizacional. A proposta é atuar de forma preventiva, promovendo qualidade de vida no ambiente de trabalho e incentivando uma cultura institucional de acolhimento e apoio emocional. As atividades acontecerão de forma presencial, online e híbrida. Ainda neste mês de agosto, outras duas serão realizadas: na sexta-feira (29), às 9h, a psicóloga Carolina Almeida Tano irá ministrar a palestra “Cuidar da Saúde Mental nos dias contemporâneos”, no Cemepe, e no sábado (30), acontecerá a 4ª Caminhada Servidor em Movimento, no Parque do Sabiá, com concentração às 7h30 no quiosque da lagoa.