Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebe, nesta terça (2) e quarta-feira (3), a visita dos representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que é o braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas. O objetivo da visita é conhecer os processos realizados na Atenção à Saúde implantados na cidade e que motivaram a escolha de Uberlândia como referência no serviço para outros municípios.
Nesta terça-feira (2), no primeiro dia da visita, os representantes foram recebidos pelo prefeito Paulo Sérgio na sala de reuniões do Centro Administrativo. Durante o encontro, foram apresentados o perfil da saúde em Uberlândia, o Plano Estratégico, as Redes de Atenção à Saúde, a atuação da Atenção Primária e os projetos de Estratégia de Saúde da Família junto à comunidade. Os representantes também visitaram a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge para conhecer o trabalho de integração da atenção primária e especializada no cuidado de usuários com condições crônicas e do atendimento de urgência por meio da alta responsável.
O cronograma da visita também contemplará a visita as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Marta Helena e Glória, para conhecer os processos de trabalho implementados para garantir o acesso aos serviços de saúde e que foram padronizados para todas as unidades, e também ao Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.
A visita é acompanhada pela equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, representantes das organizações sociais Missão Sal da Terra e Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e também pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Centro Colaborador do Conass
O município se consolidou em 2019 como referência nacional por meio do Centro Colaborador do Conass com o objetivo de capacitar profissionais e difundir boas práticas na Atenção Primária. Desde a adesão à metodologia da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), Uberlândia tem promovido a organização dos fluxos assistenciais, fortalecendo a gestão do cuidado e a integração entre diferentes níveis de atenção. As ações desenvolvidas no município refletem a importância da qualificação dos processos na atenção primária para aprimorar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.