A Fazendinha Camaru, organizada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, com o Sindicato Rural e parceiros, já recebeu a visita de 60 turmas de escolas ao longo da 61ª edição da tradicional feira agropecuária, que ocorre desde a última sexta-feira (29) e vai até o próximo domingo (7). Em média, 1 mil visitantes por dia têm passado pelo espaço, montado no parque de exposições do Camaru 2025, que conta com diversas atividades e informações ligadas ao desenvolvimento rural.
O projeto Fazendinha Camaru integra educação, tecnologia e sustentabilidade, proporcionando aos visitantes experiências interativas para fortalecer a relação entre o campo e a cidade. Durante as visitas, os estudantes podem ter contato direto com animais, conhecem práticas de manejo sustentável, participam de atividades de educação ambiental e aprendem mais sobre a importância do agronegócio para a economia. O atendimento para grupos e escolas foi realizado exclusivamente com agendamento prévio.
De acordo com o secretário municipal de Agronegócio, Thiago Silveira, o projeto vai além de uma simples visita à Fazendinha Camaru. “Nosso objetivo é despertar nas crianças e jovens o interesse pelo campo e mostrar como ele é essencial para a vida de todos. Quando aproximamos a escola da realidade rural, estamos também formando futuros cidadãos mais conscientes sobre a produção de alimentos e a preservação ambiental, além de ser uma opção de trabalho para as novas gerações no setor que mais cresce no Brasil”, destacou.

No espaço, são abordadas as seguintes temáticas e projetos: Interação com a Vida Rural, Cadeia de produção do leite “queijaria”, Educação Ambiental, Oficina culinária do “campo à mesa”, Sistemas Sustentáveis, Sistema Agroflorestal – SAF, Demonstração de Culturas Anuais, Aquaponia, Mini Animais, Empreendedorismo, Prevenção contra dengue, Ação de Sustentabilidade e Cooperação, Cultivo de hortaliças, Projeto Buriti e Conservação da fauna e flora.
A Fazendinha Camaru é uma experiência interativa, onde os visitantes embarcam em uma jornada pelo universo do campo, passando por estações temáticas que mostram, de forma divertida e educativa, como a produção rural pode caminhar em harmonia com a natureza e a tecnologia. No local, as crianças percorrem o espaço como pequenos exploradores do campo. São 15 estações ao todo. Em cada uma delas, as crianças vivenciam uma parte da cadeia produtiva e recebem um “selo de conhecimento” que podem colar no Passaporte do Fazendeirinho. A visita à Fazendinha Camaru é transformada em uma trilha lúdica, onde a oficina de culinária é uma parada especial conectada com todas as outras vivências do espaço.