Dando continuidade à visita dos representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Uberlândia, a equipe técnica conheceu, nesta quarta-feira (3), o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro e duas estruturas de unidades básicas de saúde da cidade – UBSF Marta Helena e Glória. O objetivo da visita foi conhecer os processos realizados e implantados na cidade e que motivaram a escolha de Uberlândia a ser um Centro Colaborar do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) de referência para outros municípios.
Segundo a representante Adjunta da Opas/OMS no Brasil, Elisa Prieto Lara, a cidade de Uberlândia oferece boas práticas em saúde que permitem haver um termo de cooperação para que no futuro o município seja também um centro colaborador de boas práticas da Opas. “Uberlândia realiza um excelente trabalho em saúde. Ficamos impressionados com a transformação digital para melhorar o acesso, a gestão de filas e o matriciamento de tutores para ampliar o atendimento, além da formação continuada dos profissionais e a integração da atenção primária e especializada. São trabalhos que nos permitem oferecer ao munícipio um termo de cooperação para apoiar tecnicamente a gestão e ter um centro de colaboração para trocar experiência com outros países”, afirmou.
A visita foi acompanhada pela equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, representantes das organizações sociais Missão Sal da Terra e Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e também pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde. “A visita da equipe técnica da Opas e a oportunidade oferecida de sermos um centro colaborador de boas práticas para outros países reforça que, mesmo com vários desafios de administração da Saúde, estamos desenvolvendo um trabalho de referência que serve de exemplo para outras localidades. Agora, vamos dar continuidade nas tratativas para que, em breve, essa oportunidade se concretize”, destacou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Centro Colaborador do Conass
Escolhida em 2019 pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia é referência nacional em fortalecer a Atenção Primária e ampliar o acesso aos atendimentos para a população por meio de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia.