A Prefeitura de Uberlândia promoveu, nesta quinta-feira (4), a assinatura de um acordo de cooperação técnica para criação do programa Uberlând.I.A. A iniciativa contempla a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, instituições de ensino, empresas de tecnologia e entidades do ecossistema de inovação, unindo esforços para aproximar o universo acadêmico das demandas reais do mercado, estimular a formação prática de talentos e impulsionar o desenvolvimento tecnológico de Uberlândia, impulsionando a cidade como protagonista na área da Inteligência Artificial.
O acordo foi assinado pelo prefeito Paulo Sérgio, no Centro Administrativo Municipal, e também contou com a presença de representantes da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e do UberHub (parceiros na realização do programa), além das instituições de ensino: Uniube, Anhanguera, IFTM, Esamc, UFU, Unipac, Unitri e UNA.
“Com essa parceria entre poder público, instituições de ensino e empresas, fomentaremos o ecossistema de inovação de Uberlândia, ao mesmo tempo em que fortaleceremos a cidade como protagonista na era da Inteligência Artificial, formando talentos e impulsionando a inovação para transformar a sociedade. O programa Uberlând.I.A. será pautado no mapeamento de desafios, em estratégias de execução e na implementação de soluções concretas”, explicou o prefeito Paulo Sérgio.
Entre os principais desafios a serem enfrentados pelo programa estão a escassez de profissionais qualificados, o déficit em áreas estratégicas, a desconexão entre ensino e mercado, a formação ainda aquém das exigências atuais e a baixa atratividade dos cursos de tecnologia, fatores que, somados, perpetuam um ciclo que limita o pleno desenvolvimento do setor.
Benefícios
O programa viabilizará benefícios para todos os envolvidos. O município se consolidará como polo de inovação e referência nacional em formação prática em Inteligência Artificial e tecnologias emergentes. As instituições de ensino poderão criar e oferecer novos cursos de IA, disciplinas e projetos de extensão, ampliando as oportunidades de geração de empregos qualificados. Os estudantes terão acesso a uma formação aplicada, conectada às reais exigências de mercado, enquanto as empresas encontrarão maior facilidade para atrair e contratar novos talentos capacitados em IA para atender às suas demandas.
Os agentes envolvidos no desenvolvimento do Uberlând.I.A. executarão as seguintes atribuições para viabilidade do programa:
Prefeitura de Uberlândia
• Atua como articuladora institucional, promovendo visibilidade, articulação com políticas públicas e apoio logístico;
• Oferece espaços públicos e fomenta a conexão com o ecossistema local de inovação e empregabilidade.
Instituições de Ensino Superior (IES)
• Propõem cursos de Inteligência Artificial, bem como disciplinas, projetos ou trilhas alinhadas às demandas empresariais;
• Validam academicamente os conteúdos e certificam os alunos;
• Designam professores e ponto focal institucional.
Empresas de Tecnologia
• Apresentam demandas técnicas reais e perfis desejados;
• Participam como mentoras, instrutoras ou provedoras de desafios;
• Podem oferecer oportunidades de contratação.
Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e UberHub
• Realiza o mapeamento contínuo das necessidades das empresas de tecnologia;
• Atua como ponte entre o setor produtivo, o programa e as instituições formadoras.
Outras Entidades Formadoras e Especialistas
• Podem oferecer cursos, treinamentos, workshops e mentorias práticas, complementando a formação oferecida pelas IES.