O foyer cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), durante o mês de setembro, será palco da nova exposição “Em Contraste”, do artista Canudim, que apresenta ao público obras marcadas pela intensidade das cores e pela fusão de diferentes estilos artísticos. A mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A trajetória de Canudim nas artes visuais começou em 2003, quando, ainda cartunista apaixonado por quadrinhos, buscava novas formas de expressão. Foi na Pop Art, inspirada em referências como Roy Lichtenstein, que iniciou suas primeiras experimentações, incorporando elementos da cultura pop, HQs, publicidade, cinema, música e imagens de celebridades.
Com o tempo, passou a dialogar também com o cubismo, após visitar uma exposição de Pablo Picasso, encantando-se pelas formas geométricas, linhas retas e simplificações que até hoje marcam sua produção. A virada definitiva aconteceu ao experimentar técnicas do brasileiro Romero Britto, quando decidiu unir Pop Art, quadrinhos e cubismo, dando origem ao que se denomina Cubismo NEO-POP.
As cores fortes e vibrantes ganharam ainda mais vida com influências de artistas brasileiros como Claudio Tozzi e Lobo, além de referências internacionais, como os artistas digitais Craig Redman e Karl Maier, conhecidos pelo uso ousado das cores, linhas retas, pontilhismo e texturas.
A partir de 2020, Canudim passou a explorar a tridimensionalidade, utilizando sobreposições em MDF, que resultaram em composições com camadas, cortes variados e cores intercaladas. O recurso trouxe movimento às obras, potencializado pela incorporação de técnicas da Op Art (Optical Art), que utiliza linhas pretas e brancas para criar efeitos visuais e ilusões de ótica. “O ponto central do meu trabalho é a mistura de estilos. Busco criar obras que transmitam movimento, contraste e efeitos visuais, com cores vibrantes, formas geométricas e a tridimensionalidade como marca registrada”, resumiu o artista.