A agenda cultural está repleta de atividades promovidas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Um dos destaques é o aniversário de 30 anos da Oficina Cultural de Uberlândia. A programação conta também com a Feira da Cultura, editais e exposições. Todas as opções são gratuitas.
Aniversário Oficina Cultural de Uberlândia
A Oficina Cultural de Uberlândia completa 30 anos como ponto de referência em manifestações artísticas. Para celebrar a data, uma programação especial foi planejada para esta quinta-feira (11), com vernissage da exposição “Entre a casa e o jardim, o que brota em mim”, às 19h. Em seguida, haverá apresentações, também na Oficina Cultural, da Banda Sinfônica Municipal e do Coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A Oficina Cultural é utilizada por artistas e oferece uma vasta programação nas mais diversas linguagens e técnicas, como artes plásticas, dança, artesanato, literatura, música e teatro. No local são realizadas palestras, cursos, exposições, exibição de filmes e produções artísticas locais.
O prédio foi construído em 1929 e adquirido pela Prefeitura de Uberlândia em 1995, quando passou a abrigar a Oficina Cultural. Atualmente, o local conta com a Sala Roberto Rezende, Galeria de Artes Lourdes Saraiva, Pinacoteca, Biblioteca Geralda Guimarães, Espaço Multi-Fé, Estúdio Heitor Paparotto, Sala Gravura Maciej Babinski e salas destinadas às atividades culturais e manualidades.
Feira da Cultura

A Feira da Cultura – Edição do Mês da Primavera será realizada no sábado (13) e no domingo (14), no Centro Municipal de Cultura (CMC), sempre a partir das 11h. Serão dois dias repletos de arte, criatividade e sabores, com exposições de artesanatos, manualidades, artes plásticas, cerâmica, literatura, plantas ornamentais, antiguidades, produtos aromáticos e saboaria artesanal. Os frequentadores também encontrarão gastronomia e atrações culturais.
Edital de utilização do Teatro Municipal

O edital de seleção de propostas artísticas e culturais para utilização do Teatro Municipal no período de março a julho de 2026 está disponível na internet (acesse aqui). As inscrições serão feitas entre os dias 22 deste mês, às 12h, e 17 de outubro, às 17h. Serão aceitos projetos nas áreas de teatro, dança, música, audiovisual e eventos culturais, tanto para o auditório interno (com capacidade para 750 lugares), quanto para a área externa do teatro (com capacidade de até 20 mil pessoas). Poderão participar pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas regularmente inscritas, com propostas individuais ou coletivas.
Credenciamento de artistas, bandas e grupos

A SMCT segue com edital aberto para artistas independentes, bandas, grupos e/ou coletivo fazerem seus credenciamentos e integrarem o banco de artistas da pasta para compor a programação dos projetos e eventos anuais. O cadastramento é contínuo. As inscrições e demais informações podem ser obtidas aqui.
Exposições promovidas pela SMCT
Tornar-se preto: Meus laços de família

Na exposição “Tornar-se preto: Meus laços de família”, João Buson compartilha fragmentos de sua história familiar por meio da gravura em campo expandido, explorando os laços afetivos que atravessam sua linhagem materna, marcada pela forte presença de mulheres negras. Ao longo de gerações, essas mulheres ocuparam um papel fundamental na criação e educação do artista, preservando e transmitindo costumes, crenças e valores cotidianos que moldaram sua identidade como homem negro. As obras destacam essas figuras como pilares centrais da comunidade negra, ao mesmo tempo que dialogam com experiências compartilhadas por muitas famílias negras brasileiras em que o matriarcado se revela como força ancestral e política.
A exposição pode ser visitada até o dia 3 de outubro, na Sala Expositiva da Diretoria de Igualdade Racial, no CMC, nos dias úteis, das 12h às 17h,
Hierofanias e epifanias

A exposição Hierofanias e Epifanias, da artista Aninha Duarte, poderá ser apreciada entre a próxima terça-feira (16) e o dia 24 de outubro, na Galeria de Arte do CMC, nos dias úteis, sempre das 12h às 17h. A mostra reúne trabalhos que evocam imagens de caráter autobiográfico, nascidas da confluência entre histórias individuais e coletivas de ofertas votivas, literaturas hagiográficas e lugares consagrados. As narrativas se corporificam em objetos, pinturas, aquarelas e bordados que se transfiguram em fragmentos de fé, registros de graças alcançadas e manifestações milagrosas.