Com o objetivo de melhoria e atendimento às diretrizes de acessibilidade universal nos prédios e logradouros públicos municipais, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan), com apoio da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam), iniciou os serviços, conforme projeto desenvolvido pela Diretoria de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida, para a instalação de grelhas para captação de água pluvial nas travessias elevadas e rampas de acessibilidade em calçadas públicas. A instalação atende e beneficia pedestres e, em especial, pessoas com deficiência (PcD) e com mobilidade reduzida.
Localizado no setor Oeste da cidade, o bairro Luizote de Freitas, um dos mais populosos do município, é o primeiro a receber o projeto, que contemplará as travessias elevadas localizadas nas principais avenidas e ruas da região, bem como os acessos aos principais equipamentos públicos, tais como escolas, unidades de saúde e de serviços sociais e praças (confira os locais abaixo).

Todo o serviço de instalação das grelhas será realizado pelas equipes técnicas da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam), que define a metodologia de implantação. “A Seplan conseguiu o recurso por meio do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência. Este projeto está alinhado com as diretrizes do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Compod) e tem como finalidade cobrir as canaletas e sarjetas de água pluvial, eliminar os vãos existentes entre as travessias elevadas e as calçadas públicas, melhorando a condição de mobilidade para os pedestres, em especial para as pessoas com deficiência (PcD) e com mobilidade reduzida, tornando os deslocamentos mais seguros. Tal ação vai otimizar, também, a limpeza e manutenção das vias públicas”, disse a secretária municipal de Planejamento Urbano, Roberta Braga.
Confira, abaixo, os locais que receberão a primeira etapa de instalação das grelhas:
– Emei do Bairro Luizote de Freitas – Travessia Dupla
Avenida José Fonseca e Silva
– UAI Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa – Travessia Simples
Rua Matheus Vaz
– Emef Mário Alves Araújo Silva – Travessia Simples
Rua Roberto Margonari
– Emei Maria Floripes Alves – Travessia Simples
Rua Roberto Margonari
– Emei professora Izildinha Maria Macedo do Amaral – Travessia Dupla
Avenida José Fonseca e Silva
– Altura do número 300 – Travessia Dupla
Avenida José Fonseca e Silva
– Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana – Travessia Simples
Rua Laurindo Fonseca Silva
– Praça Doutor Bolívar Carneiro – Travessia Simples
Rua Estela Saraiva de Peano
– Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) – Travessia Simples
Avenida Godevino Alves da Rocha
– Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos – Travessia Simples
Rua Genarino Cazabona