A Prefeitura de Uberlândia promoveu, nesta terça-feira (16), uma reunião para avaliação do Plano de Enfrentamento a Incêndios. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, organizadora da reunião, e contou com representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), de secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e demais órgãos parceiros.
“Embora nas últimas semanas tivemos um aumento de queimadas, neste ano, o número total está menor e o cenário é positivo. Isso é resultado de termos antecipado a articulação dos integrantes do Plano de Enfrentamento a Incêndios para definirmos os trabalhos durante o período de estiagem e queimadas”, disse o secretário municipal de Segurança Integrada, Cel. Fernando Marcos dos Reis.
De acordo com um relatório apresentado pelo Corpo de Bombeiros durante a reunião, a expectativa é que o ano de 2025 encerre com uma quantidade menor de queimadas em relação a 2024. No ano passado, foram registrados 1.104 incêndios e, neste ano, 602 focos até o momento. O levantamento indica que 2025 deve fechar com um número abaixo de 1 mil casos.

Durante a reunião também foram demonstradas as previsões do Setor de Climatologia, do Instituto de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pelos dados, o período chuvoso deve iniciar nas próximas semanas, aumentando a umidade relativa do ar e contribuindo para diminuir os focos de incêndio.
Esta foi a terceira reunião com integrantes do Plano de Enfrentamento a Incêndios, lançado em julho deste ano pela Prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A iniciativa tem como objetivo reduzir os focos de queimadas na cidade, proteger áreas de preservação ambiental e garantir a segurança da população. O plano conta com ações integradas que envolvem o monitoramento de áreas críticas, reforço no efetivo de bombeiros, utilização de equipamentos específicos para combate a incêndios florestais e campanhas de conscientização junto à comunidade.