Uberlândia configura entre os destaques nacionais no Ranking Siconfi 2025, de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, ao obter a nota A, com base em dados do exercício de 2024. Na classificação geral, divulgada nesta terça-feira (16), o município ficou com 168.286 pontos, o que representa um aproveitamento de 98,4%. Pela primeira vez, em seis anos de existência do Ranking Siconfi, o município atingiu o conceito máximo. No comparativo com o ranking anterior, por exemplo, Uberlândia subiu 1.434 posições, atingindo, desta vez, a 69ª colocação entre mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Governo Federal, o Ranking Siconfi tem o intuito de avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), de todos os entes federativos. Para tanto, os conceitos são divididos em cinco níveis (de A até E) para definir a classificação dos municípios.
“A Contadoria-Geral da Prefeitura de Uberlândia elaborou um plano de ação para atendimento às normas contábeis aplicadas ao setor público, que, por consequência, são avaliadas no ranking da STN. O apoio e a execução dos setores da Prefeitura foram primordiais para a realização desse plano de ação. Esse resultado é fruto do trabalho da gestão municipal, por meio das secretarias e autarquias envolvidas, que se dedicaram para adequar as estruturas e informações para conquistar a nota A”, pontuou o contador-geral do Município, Paulo Guido.
O levantamento permite, ainda, maior transparência e confiabilidade em relação aos dados ao comparar o desempenho dos municípios brasileiros. Através do ranking, verifica-se o desempenho na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais junto ao Tesouro Nacional.