O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) instituiu, por meio da Portaria nº 323/2025, publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (18), o Comitê de Integridade, com atuação vinculada diretamente à Diretoria Geral. O colegiado será responsável por estudar, propor e acompanhar ações voltadas à implementação do Programa de Integridade, alinhando-se às diretrizes da Administração Municipal e às boas práticas de governança pública.
O Comitê contará com representantes de diversas áreas da autarquia, entre elas auditoria e controladoria, procuradoria, comissão de ética, suprimentos, talentos humanos e comunicação. A estrutura atuará como instância técnica de alta governança, fornecendo subsídios para prevenção de riscos, promoção da transparência, incentivo à ética e aprimoramento dos processos internos.
A iniciativa reforça a importância da gestão responsável e da conformidade institucional, uma vez que o Programa de Integridade reúne mecanismos de auditoria, códigos de ética, normas e políticas voltadas à detecção e tratamento de irregularidades, além de estratégias para fortalecimento da cultura organizacional.
De acordo com o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda, a criação do Comitê representa um avanço institucional. “O Dmae dá mais um passo no compromisso com a transparência, a ética e a boa governança. O Comitê de Integridade vai apoiar a estruturação de mecanismos que fortalecem a confiança da sociedade na nossa atuação e contribuem para a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, afirmou.