A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, iniciou, nesta semana, uma campanha educativa de conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos sólidos. A ação também prevê o mapeamento e monitoramento de 264 pontos críticos de acúmulo irregular de lixo em diferentes pontos da cidade e a intensificação da fiscalização desses locais. Nestes pontos críticos, as equipes de limpeza fazem até três intervenções por semana.
O objetivo da mobilização é orientar moradores e comerciantes sobre a importância de não fazer o descarte irregular, destinando adequadamente materiais como lixo doméstico, entulho, móveis velhos, restos de poda e recicláveis, evitando impactos ambientais, proliferação de pragas e o entupimento de bocas de lobo. De acordo com a lei municipal nº 10.280/2009, o descarte irregular é infração sujeita a multa, cujo valor pode variar entre, aproximadamente, R$ 1,2 mil e R$ 3,6 mil. Até esta quarta-feira (17), a ação já totalizava 18 autos de infração e uma notificação nas regiões Leste, Oeste, Norte e Sul.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em 2024, foram recolhidas 81.261 toneladas de resíduos. Em 2025, até o momento, mais de 51 mil toneladas já foram recolhidas. Ainda de acordo com a pasta, nos 16 ecopontos de Uberlândia, mantidos pela pasta e distribuídos em todas as regiões da cidade para o recebimento adequado dos materiais, são depositadas mensalmente, em média, quase 2 mil toneladas de massa verde. Em 2025, conforme a secretaria, já foram depositadas nos Ecopontos de Uberlândia cerca de 14 mil toneladas de resíduos.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Raphael Leles, reforçou que a campanha busca unir educação e fiscalização para reduzir a reincidência de descartes ilegais de resíduos, preservando a saúde pública, a segurança viária e a qualidade de vida da população, reforçando, assim, os compromissos do prefeito Paulo Sérgio. O chefe da pasta destacou também que a população pode colaborar, denunciando locais de descarte irregular pelos canais oficiais da Prefeitura de Uberlândia – pela nova interface do SIM – Fale com o Governo e pelo telefone (34) 3239-2800.
“Nosso objetivo com esta intensificação de ação fiscalizatória é orientar, informar e realizar intervenções junto à população, criando a conscientização da necessidade de descarte correto nos 16 Ecopontos distribuídos em todas as regiões da cidade. Estes são centrais de entulho ecologicamente corretas que recebem gratuitamente as entregas voluntárias de resíduos produzidos por pequenos geradores e dá o destino adequado a eles, evitando descartes irregulares”, disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, Raphael Leles.
Confira, abaixo, os autos de infração por datas e setor:
Segunda (15) – 2 autos de infração
Terça (16) – 10 autos de infração
Quarta (17) – 6 autos de infração e uma notificação
Total até quarta (17) – 18 autos de infração e uma notificação
Autos por região:
Sul: 6
Oeste: 2 e uma notificação
Norte: 6
Leste: 4