A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio (SMAGRO), promoveu, nesta sexta-feira (19), uma capacitação gratuita sobre aquaponia. Esta técnica consiste em integrar dois sistemas produtivos, o de aquicultura, que é o cultivo de organismos aquáticos e o cultivo de hidropônicas como alfaces, almeirão e rúcula cultivadas em canaletas ou camas de cultivo. Esta edição contou com 39 participantes.
Realizado no Núcleo de Aquicultura, localizado dentro do Parque do Sabiá, o treinamento “Montagem de Sistema de Aquaponia (RAS – Recirculação de Água)” contou com uma aula teórica seguida pela prática, ministrada pelo coordenador de Aquicultura da Secretaria Municipal de Agronegócio, Rodolfo Fontana.

“O princípio é um sistema em ciclo no qual a planta se beneficia dos nutrientes disponíveis advindos dos efluentes dos peixes. Os peixes, por sua vez, são beneficiados com a retirada de impurezas da água tendo, por consequência, uma água de melhor qualidade. A aquaponia é uma atividade muito importante para subsistência e até mesmo produção sustentável para comércio de produtos”, pontuou Fontana.
Com o Curso de Aquaponia oferecido pela Prefeitura de Uberlândia gratuitamente, os participantes aprendem como funciona o sistema de recirculação e tratamento, bem como controlar a qualidade da água, os possíveis cultivares do sistema e como instaurar um sistema de aquaponia de tamanhos distintos conforme o local a ser instalado. Nesse sistema de recirculação de água, por sinal, utiliza-se um décimo da quantidade de água usada no modelo convencional de piscicultura com tanque escavado.