A Sala Mineira do Empreendedor, inaugurada há cerca de três meses pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com o Sebrae Minas, é um ponto de apoio estratégico voltado à desburocratização, com orientações e serviços essenciais para quem deseja empreender com mais segurança e informação. O espaço, situado no piso 3, bloco 1, do Centro Administrativo Municipal, agora também conta com atendimento da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), às quartas-feiras, das 12h às 17h. A novidade faz com que Uberlândia seja a primeira cidade do interior de Minas Gerais com atendimentos presenciais do órgão estadual.
“A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço abrangente, que visa dar suporte e orientação aos empreendedores do nosso município. Com esta novidade trazida pela Jucemg, poderemos ampliar ainda mais o atendimento aos empreendedores, com apoio aos negócios locais”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves.
A estrutura ficou ainda mais robusta com a presença semanal da Jucemg, que oferece atendimento presencial por servidor disponibilizado pelo órgão. Entre os serviços oferecidos estão:
· Orientação sobre documentos necessários e envio de processos para registro de ato empresarial;
· Esclarecimento de dúvidas sobre exigências e pendências na análise de Documento Básico de Entrada, Ficha de Cadastro Nacional e demais documentos;
· Orientação na resolução de inconsistências que impeçam o registro de atos empresariais;
· Orientação sobre desbloqueio total ou parcial de CPF.
Sala Mineira do Empreendedor
Empreendedores que buscam informações sobre abertura de empresa, emissão de nota, regularização de débitos, orientações para encerrar CNPJ ou tirar dúvidas podem procurar a Sala Mineira do Empreendedor. Para ser atendido é necessário apresentar documento de identificação e, quando houver, o CNPJ e os documentos relacionados ao serviço pretendido. O espaço, inaugurado há cerca de três meses pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com o Sebrae Minas, funciona no piso 3, bloco 1, do Centro Administrativo Municipal, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
Desde a abertura ao público, a Sala Mineira do Empreendedor realizou 230 atendimentos presenciais. Até o momento, os principais serviços procurados são consulta e regularização de débitos e orientação sobre nota fiscal. Nesses casos, os empreendedores buscam orientações para parcelar dívidas antigas, verificar se há pendências municipais ou federais e entender como proceder em situações de contestação de cobrança (impugnação tributária). Já com a formalização de novos negócios, o espaço já realizou a abertura de 32 Microempreendedores Individuais (MEIs), além de emissão da guia mensal (DAS), declaração anual de faturamento e encerramento de MEIs. Destaca-se que a Sala Mineira do Empreendedor atende a todas as modalidades de empreendedores.