A Prefeitura de Uberlândia vai sediar, a pedido do Ministério da Saúde, a 1ª Oficina para Implantação do Samu 192 e do Programa Agora Tem Especialistas. Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a partir do Centro Administrativo Municipal, estão previstas atividades que contemplam a sugestão de cronograma por parte da pasta ministerial para implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na cidade, bem como visitas técnicas a centrais de regulação e unidades hospitalares.
O movimento do Ministério será importante para avaliação da gestão municipal sobre a viabilidade do processo, uma vez que todas as exigências ao Município já foram consolidadas para adesão ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte (Cistri), restando apenas a confirmação do custeio financeiro e material por parte federal.
Durante a ação, também haverá a discussão e a expectativa de que o Ministério da Saúde anuncie a recomposição devida a Uberlândia do Teto Financeiro da Média e Alta Complexidade (MAC). Os cálculos da Prefeitura revelam que o reajuste desse teto deva chegar ao valor de R$ 85 milhões para que haja condições justas de Uberlândia continuar garantindo e ampliando os serviços de Saúde à população, e também para que haja uma sustentabilidade financeira que permita a confirmação do Samu na cidade. No mês de julho, o prefeito Paulo Sérgio já havia buscado esse apoio ao Ministério em Brasília (DF).
A oficina deverá contar, além das equipes da Prefeitura e do Ministério, também com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), do Cistri, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), de hospitais públicos e privados, de prestadores de serviço da Saúde, bem como das operadoras de planos locais. O cronograma definitivo das atividades ainda está em elaboração conjunta.