Em atendimento às diretrizes do prefeito Paulo Sérgio, a Prefeitura de Uberlândia promoveu, nesta quarta-feira (24), um aulão preparatório para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cerca de 250 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, das 13 escolas municipais da zona rural de Uberlândia, tiveram aulas de Língua Portuguesa e Matemática, além de acesso a estratégias de resolução de questões e orientações gerais.
O aulão ocorreu no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). “A cada dois anos temos essa prova. Esse ano, resolvemos promover esse momento de incentivo aos estudantes da zona rural para trabalhar com eles a importância de fazer bem essa prova, deles mostrarem aquilo que aprenderam ao longo dos anos. Peço aos pais que incentivem seus filhos para que todos estejam nas escolas, que não faltem, porque o desempenho de todos será muito celebrado”, considerou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Neste ano, as provas do Saeb serão aplicadas entre os dias 20 e 31 de outubro. As avaliações oferecerão ao Inep um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
“Preparei um momento de bastante interação, vou trabalhar com conteúdos importantes e recorrentes nas provas do Saeb, do Enem, em provas de processos seletivos gerais. Vou mostrar para esses alunos que estudar não é um bicho de sete cabeças. O segredo é demonstrar o quanto a Língua Portuguesa faz parte do dia a dia dos nossos alunos e engajá-los para essas provas que são tão importantes”, contou a professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, Tatiane Galdino.
O resultado das provas do Saeb indica a qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para elaborar, monitorar e aprimorar políticas educacionais com base em evidências, além de possibilitar o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As matrizes avaliativas são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o professor de Matemática da Escola Municipal Professor Jacy de Assis Brythnner Monteiro, este é um momento que os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o que já aprendem na escola. “Meu papel é tentar desmistificar a questão da Matemática e trazer a luz da questão que é tão importante para eles. A ideia é mostrar que é possível fazer uma boa prova de matemática sem ser um expert na disciplina”, destacou.
“Espero receber muitas dicas de como fazer a prova, vários ensinamentos. Estou ansiosa, porque a gente não sabe como vai ser. Vou tirar todas as dúvidas possíveis para me sair bem na prova”, opinou a estudante da Escola Municipal José Marra da Fonseca Jessiany Gomes da Silva.