A equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada pela parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e Praia Clube – disputa, entre esta quinta-feira (2) e domingo (5), o Campeonato Brasileiro Final de Judô 2025. A competição será realizada em João Pessoa (PB), com a participação de mais de 1 mil atletas de todo o país, nas classes sub-13 e sub-15.
A Futel/Praia Clube será representada por seis judocas, sendo um na categoria sub-13 (Everson Kayck) e cinco na categoria sub-15 (Isa Martins Goulart, Davi Crosara Oliveira, Liam Martins Goulart, Daniel Alves Knychala e Valentina Cabral Arantes). Os atletas estarão acompanhados pelos treinadores Gleyson Alves (profissional de educação física da Futel) e Reverson Carlos da Silva.
“Essa é a principal competição do país nessas faixas etárias e a expectativa é que os nossos atletas façam boas provas e conquistem ótimos resultados, pois eles têm se preparado para o campeonato há bastante tempo”, afirmou o treinador Gleyson Alves.
No último fim de semana, a Futel/Praia Clube obteve a segunda colocação geral no Campeonato Mineiro de Judô por Faixas 2025, ao conquistar 31 medalhas (20 de ouro, 9 de prata e 2 de bronze). A competição foi realizada no ginásio do Colégio Militar de Belo Horizonte (MG), com a participação de atletas de todo o estado, desde a classe sub-11 até a sub-21. O primeiro lugar ficou com o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte. A Futel/Praia Clube foi representada por 32 judocas, dos quais 14 foram formados em escolinhas de iniciação esportiva da Futel.
Além da equipe de competição formada em parceria com o Praia Clube, com 40 atletas, a Futel tem mais de 500 alunos com idade entre 6 e 18 anos na iniciação esportiva no judô. As aulas gratuitas são oferecidas no UTC, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Núcleo Lagoinha e poliesportivos Jardim Brasília e Luizote de Freitas.