O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), reconhecido como referência estadual e nacional em boas práticas, recebeu, nesta sexta-feira (3), representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (GO) e da Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE). A visita teve como objetivo conhecer o Programa Buriti e compartilhar experiências relacionadas a ações de preservação ambiental.
Os visitantes foram recepcionados pela equipe de projetos ambientais do Dmae, que apresentou as iniciativas, desafios e benefícios do programa. Durante o encontro, foi destacada a importância do trabalho desenvolvido na zona rural de Uberlândia, voltado para a recuperação de áreas de proteção permanente (APPs) e a preservação de nascentes.
Segundo a supervisora de projetos ambientais do Dmae, Eveline Cintra, o interesse de outras cidades reforça a relevância do Programa Buriti. “O Programa Buriti tem se tornado referência e outras cidades buscam o Dmae para conhecer de perto nossas ações, com o intuito de adaptá-las e implantá-las em seus municípios”, afirmou.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Catalão, José Eduardo Machado Barroso, disse que a cidade goiana já tem um programa de recuperação de nascentes e que os representantes vieram conhecer o trabalho do Programa Buriti. “A gente queria conhecer algum lugar que fosse modelo e o Dmae é modelo. O Buriti já tem 17 anos, com muitos exemplos, muitas ações e já tem dados muito positivos. Então, a gente veio para, justamente, tê-los como exemplo e foi uma oportunidade de muito crescimento para a nossa equipe técnica, que veio junto”, disse.