Com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá, entre os dias 6 e 31 de outubro, uma campanha de vacinação para este público. Também haverá um Dia D de mobilização, programado para o dia 18 de outubro. A ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde.
Para acessibilizar e garantir a vacinação deste público, além das 75 salas de vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também promoverá a vacinação nas escolas municipais.
Entre as várias vacinas disponíveis estão a pentavelente, poliomielite, pneumocócica, tríplice viral, HPV, ACWY e a Dengue. “O Ministério da Saúde preconiza uma cobertura de 95% para todos os imunizantes disponíveis. É uma estratégia para garantir a proteção de toda a população. No entanto, não estamos com essa proteção em algumas vacinas, principalmente de crianças e adolescentes, e por isso estamos aderindo à campanha para atualizar a situação vacinal deste público”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.