A Arena Sabiazinho sediou, na noite desta terça-feira (7), a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que são disputados no município, com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e do Governo de Minas Gerais. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio, reuniu representantes das 28 delegações que disputam a competição e ainda teve diversas atrações culturais, inclusive apresentação dos alunos de ginástica artística da Futel.
Considerados a principal competição escolar do país, os JEBs são promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e acontecem em Uberlândia até o dia 28 de outubro, com mais de 10 mil participantes (entre atletas, árbitros, comissões técnicas e equipes de apoio) de todo o país na categoria sub-14. “Uberlândia está de braços abertos para receber pessoas de todo o Brasil em um grande evento esportivo, que, sem dúvidas, proporcionará muitas alegrias e emoções aos participantes. Nossa cidade se orgulha de ter sido escolhida para sediar os JEBs e só tem a agradecer àCBDE pela confiança”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, ressaltou a importância da realização da competição no município. “Uberlândia tem um encanto especial, é um lugar acolhedor e muito bem estruturado. Agradeço ao prefeito Paulo Sérgio por ter aberto as portas da cidade para acolher todo o Brasil ao longo do período de disputa dos JEBs”, afirmou.

Estrutura
A competição tem disputas em oito espaços administrados pela Futel: Parque do Sabiá, Arena Sabiazinho, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e é administrado pela Futel), Parque Aquático Municipal, CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) e poliesportivos, Luizote de Freitas, Roosevelt e Patrimônio. Nas últimas semanas, todas essas estruturas receberam melhorias.
Além dos espaços administrados pela Futel, há jogos no Praia Clube, Itororó Park Club e no campus de educação física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
As modalidades desta edição são: futsal, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ciclismo virtual, judô, taekwondo, basquete, handebol, ginástica artística, karate, wrestling e xadrez. O primeiro bloco começou nesta terça-feira (7) e vai até o dia 13 de outubro (confira abaixo as modalidades e os locais dos jogos).

Primeiro bloco dos JEBs
Modalidade: Natação
Local: Parque Aquático Municipal
Data: 7 a 9 de outubro
Modalidade: Tênis de mesa
Local: Itororó Park Club
Data: 7 a 9 de outubro
Modalidade: Badminton
Local: CIE
Data: 7 a 10 de outubro
Modalidade: Futsal
Locais: Sesi Gravatás, poliesportivos Patrimônio e Roosevelt e UFU
Data: 7 a 12 de outubro
Modalidade: Vôlei
Local: Poliesportivo Luizote de Freitas, Praia Clube e UFU
Data: 7 a 12 de outubro
Modalidade: Vôlei de praia
Local: 7 a 12 de outubro
Data: Parque do Sabiá