O paratleta Wellington Fernandes, que integra a equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube –, disputa, a partir desta quarta-feira (8), o Campeonato Mundial Virtus 2025. A competição acontece em Brisbane, na Austrália, até o dia 15 de outubro, com a participação de representantes de vários países. O paratleta viajou à Austrália neste sábado (4).
Wellington Fernandes representará a seleção brasileira nas provas de heptatlo (100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos), arremesso do peso e lançamento do disco. “Depois de semanas intensas de treinamento, Wellington está muito bem preparado para integrar a seleção brasileira em mais uma importante competição internacional. Ele está bastante focado e tem boas chances de retornar ao país com medalhas”, destacou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Considerado um dos principais nomes do atletismo paralímpico brasileiro, Wellington Fernandes treina no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel). Entre suas principais conquistas estão a medalha de ouro no Campeonato Mundial Virtus 2019 e a medalha de bronze no Campeonato Mundial Virtus 2023.
Em agosto deste ano, ele conquistou medalha de ouro na prova de arremesso de peso na 2ª Fase Nacional Circuito de Atletismo Paralímpico Loterias Caixa 2025 e estabeleceu um novo recorde brasileiro em sua categoria (classe F20), com a marca de 14,91 metros.