Paratletas e treinador da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – disputam, a partir desta sexta-feira (10), o Campeonato Mundial de Halterofilismo Paralímpico. A competição será disputada no Cairo, no Egito, até o dia 18 de outubro.
A Futel/CDDU/Praia Clube será representada por Caroline Fernandes, Edilândia Araújo, Lara Lima, Marco Túlio Cruz, Mateus Assis, Tayana Medeiros e Valéria Santos. Os paratletas serão acompanhados pelo treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
A seleção brasileira de halterofilismo terá 25 paratletas de 12 estados, sendo que o maior número de representantes é Minas Gerais, com 7 paratletas, todos de Uberlândia. “Isso demonstra muito bem a qualidade do trabalho desenvolvido diariamente pela Prefeitura de Uberlândia e seus parceiros nas modalidades paralímpicas, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento”, ressaltou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Considerada entre as principais equipes de halterofilismo do país, a Futel/CDDU/Praia Clube treina de segunda a sexta no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.
Em junho, a Futel/CDDU/Praia Clube conquistou 14 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze) na 2ª Fase Nacional de Halterofilismo Circuito Loterias Caiха. A competição foi realizada em São Paulo (SP), nos dias 21 e 22, com a participação de competidores de todo o país. Também em junho, a equipe conquistou 29 medalhas (16 de ouro, 9 de prata e 4 de bronze) no Meeting Loterias Caixa de Halterofilismo, disputado em Belo Horizonte (MG).