Com o compromisso de levar atendimento de saúde com cada vez mais qualidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu acessibilizar desde janeiro deste ano mais de 90 mil procedimentos oftalmológicos por meio do programa “Olhos nos Olhos”, garantindo atendimento para, aproximadamente, 8,9 mil pessoas.
Lançando em janeiro deste ano, o programa “Olhos nos Olhos” consiste em reduzir o tempo de espera para agendamento de consultas e procedimentos oftalmológicos. O público-alvo inicial foram pacientes classificados como verde e amarelo na Central de Regulação. Os atendimentos ocorreram por meio de duas clínicas contratadas via chamada pública nº 467/2021: a Neo Oftalmologia e ISO Olhos. Entre os procedimentos oferecidos estão mapeamento de retina, topografia de córnea, tomografia de coerência ótica de mácula e nervo, além das cirurgias de catarata e de retina.
Para as consultas, foram ofertadas, ao todo, 16.760 vagas. No entanto, com uma taxa de 43% de faltosos, ainda foi possível garantir atendimento para 8.932 pessoas que compareceram aos agendamentos. Dentre os procedimentos ofertados, foram 92.615 exames realizados, 868 tomografias de coerência ótica e 2.443 cirurgias. Também foi possível diagnosticar e ofertar tratamento clínico de glaucoma para 28 pacientes.
Agendamentos
Os agendamentos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que entra em contato com os pacientes via call center pelos contatos de telefone, SMS e WhatsApp, não havendo necessidade das pessoas se dirigirem até as unidades de saúde sem terem sido avisadas.
Caso o paciente não seja localizado dessa forma, tanto as unidades de saúde quanto o setor de alta complexidade da Central de Regulação tentarão outras estratégias para confirmação do agendamento. Diante da não confirmação, será dado sequência à lista para evitar vagas ociosas ou prejuízo no andamento das marcações.