Começa, nesta quarta-feira (15), o segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), principal competição escolar do país, que é disputada no município, com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e do Governo de Minas Gerais. Essa etapa contempla as modalidades de atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ciclismo virtual, ginástica rítmica, judô e taekwondo.
Assim como ocorreu no primeiro bloco, realizado entre os dias 7 e 12 deste mês, a maioria das disputas acontecerá em espaços administrados pela Futel. Dessa vez, serão três locais: Sesi Gravatás – espaço que integra o Sistema Fiemg e é administrado pela Futel – (atletismo, atletismo adaptado e judô), Arena Sabiazinho (ginástica rítmica) e Poliesportivo Roosevelt (taekwondo). Já as provas de ciclismo serão disputadas no Parque Sul Karaíba e as de ciclismo virtual, no Castelli Master.
“Uberlândia foi escolhida para receber os JEBs devido à sua excelente estrutura esportiva, que tem sido bastante elogiada pelos participantes. O primeiro bloco dos jogos foi um sucesso e tenho certeza que o segundo e o terceiro também serão”, afirmou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Os JEBs são promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e acontecem em Uberlândia até o dia 28 de outubro, com mais de 10 mil participantes (entre atletas, árbitros, comissões técnicas e equipes de apoio) de todo o país na categoria sub-14.
A competição tem disputas em oito espaços administrados pela Futel: Parque do Sabiá, Arena Sabiazinho, Sesi Gravatás, Parque Aquático Municipal, CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) e poliesportivos, Luizote de Freitas, Roosevelt e Patrimônio. Nas últimas semanas, todas essas estruturas receberam melhorias.
Além dos espaços administrados pela Futel, há jogos no Praia Clube, Itororó Park Club e no campus de educação física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As modalidades desta edição são: futsal, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ciclismo virtual, judô, taekwondo, basquete, handebol, ginástica artística, karate, wrestling e xadrez.