Uma pesquisa de satisfação realizada pela Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico de Uberlândia (Aresan) revelou que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) atingiu 85,9% de satisfação geral pelos serviços prestados junto à comunidade. Em um cenário predominantemente positivo, a autarquia da Prefeitura de Uberlândia obteve uma nota média de 8,35 em uma pontuação máxima equivalente a 10. Os pontos fortes identificados foram a qualidade da água (9,05), a coleta de lixo (9,09) e a regularidade no abastecimento (8). Ao avaliarem a qualidade da água, 499 (74,7%) responderam estar satisfeitos. A pesquisa de satisfação forneceu um diagnóstico preciso e conclusivo capaz de subsidiar o planejamento estratégico e a melhoria contínua dos serviços do Dmae.
“É motivo de muito orgulho recebermos esta avaliação. Os serviços oferecidos pelo Dmae estão entre as prioridades do nosso governo, pois garantem qualidade de vida para a população e permitem que a cidade tenha um melhor desenvolvimento social e econômico”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
Os dados foram revelados através da pesquisa encomendada pela Aresanjunto à Viavox Consultoria Administrativa e Pesquisa de Opinião. Entre os dias 6 e 8 de agosto, foram realizadas 668 entrevistas junto aos usuários dos serviços de saneamento básico no âmbito do município de Uberlândia. A pesquisa foi realizada em 558 residências (83,5%), 82 pontos comerciais (12,3%), 23 indústrias (3,4%) e cinco condomínios (0,7%).
Com margem de erro de 3,98% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, a pesquisa serviu para mensurar o nível de satisfação geral com os serviços do Dmae, avaliar a qualidade percebida da água fornecida e identificar a eficiência dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Também foram analisados o conhecimento da população quanto aos programas e benefícios oferecidos e a satisfação com os canais de atendimento.
As entrevistas foram distribuídas proporcionalmente entre diversos bairros da cidade, de todas as regiões, divididos de acordo com a densidade demográfica segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desta forma, foi garantida a representatividade geográfica e socioeconômica da amostra.
Em sua conclusão, a Viavox ressalta que o Dmae demonstra excelência operacional, alto grau de satisfação dos usuários e que o órgão municipal está cumprindo sua missão de fornecer água de qualidade e serviços de saneamento adequados junto à população.

Fornecimento de água
Ao serem questionadas sobre a qualidade da água, 499 (74,7%) pessoas responderam estar satisfeitas, 123 (18,4%) neutras e 46 (6,6%) insatisfeitas.
Quando questionados sobre a satisfação geral com o Dmae, 384 (57,5%) dos entrevistados consideram-se satisfeitos, 190 (28,5%) neutros e 94 (13,9%) insatisfeitos. Neste cenário, os principais motivos da nota atribuída foram: qualidade da água fornecida (28,5%), regularidade no abastecimento (22%), atendimento eficiente (18,2%), resolução rápida de problemas (14,3%), coleta de lixo eficiente (11,4%) e transparência das informações (5,6%).
Do total geral de entrevistados, 471 (70,5%) mostraram-se satisfeitos com o serviço de fornecimento de água, 142 (21,3%) se mantiveram neutros e 55 (8,1%) insatisfeitos.
No quesito interrupção no fornecimento da água em residências ou estabelecimentos, 296 (44,3%) pessoas disseram que raramente ocorre a falta, 262 (39,2%) nunca, 69 (10,3%) ocasionalmente, 30 (4,5%) frequentemente, 11 (1,6%) muito frequentemente.
Coleta de esgoto e drenagem pluvial
A qualidade da coleta de esgoto também foi avaliada, e 463 (69,3%) entrevistados mostraram-se satisfeitos, diante de 110 (16,4%) neutros e 95 (14,2%) insatisfeitos.
O sistema de drenagem urbana (águas pluviais) obteve uma satisfação junto a 318 (57,2%) cidadãos, 104 (18,7%) neutros, 134 (24,1%) insatisfeitos e 112 (16,8%) não responderam.
Coleta de resíduos
A pesquisa questionou, ainda, sobre o serviço de coleta de lixo comum, e 518 (77,6%) pessoas revelaram-se satisfeitas, enquanto 100 (14,9%) responderam como neutras e 50 (7,4%) insatisfeitas.
O serviço de coleta seletiva (lixo reciclável) foi aprovado por 319 (70,9%) entrevistados, sendo que 78 (17,3%) mostraram-se neutros, 53 (11,8%) insatisfeitos e 218 (32,6%) não souberam ou não quiseram responder.
Atendimento
Ao serem questionados sobre a rapidez do Dmae em solucionar problemas reportados, 205 (55,4%) responderam satisfeitos, 93 (25,1%) neutros, 72 (19,5%) insatisfeitos e 298 (44,6%) não responderam.