Inaugurada no primeiro semestre deste ano, a Sala Mineira do Empreendedor é um espaço que funciona por meio da parceria entre Prefeitura de Uberlândia, Sebrae Minas e Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Localizada no piso 3 do bloco 1 do Centro Administrativo Municipal, anexo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a sala tem como público-alvo empreendedores locais e quem deseja abrir um negócio. Nela, é possível ter acesso a serviços e orientações, com mais segurança e informação. Até o início desta semana, o espaço já ofereceu 262 atendimentos presenciais.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, a Sala Mineira do Empreendedor auxilia na busca por informações sobre abertura de empresa, emissão de nota, regularização de débitos, orientações para encerrar CNPJ e esclarecimento de dúvidas. Para que o empreendedor seja atendido, é necessário apresentar documento de identificação e, quando houver, o CNPJ e os documentos relacionados ao serviço pretendido.
Até o momento, os principais serviços procurados são consulta e regularização de débitos e orientação sobre nota fiscal, abertura de Microempresas Individuais (MEIs), orientação sobre legislações gerais de empresas e MEI e declaração anual de faturamento ou emissão de Guia mensal do MEI (DAS).
Atendimentos Jucemg
A Sala Mineira do Empreendedor também conta com atendimentos da Jucemg, todas as quartas-feiras, das 12h às 17h. Com a implementação do atendimento, Uberlândia se tornou a primeira cidade do interior de Minas Gerais a aderir aos serviços presenciais da Jucemg dentro da Sala Mineira do Empreendedor.
Entre os serviços oferecidos pela Junta estão: orientações sobre os procedimentos para emissão de certidões (Simplificada, de Inteiro Teor e Específica); orientações sobre a documentação necessária e procedimento para o envio de processos para registro de ato empresarial; esclarecimento de dúvidas relativas às exigências referentes à análise de Documento Básico Entrada, Ficha de Cadastro Nacional e documentação do processo para registro de ato empresarial e orientação sobre desbloqueio total ou parcial de CPF.