Os estudantes das escolas da Prefeitura de Uberlândia já estão prontos para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Entre os dias 20 e 29 deste mês, um total de 8.376 alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental de 57 unidades das zonas urbana e rural participarão dos testes.
Seguindo diretrizes do prefeito Paulo Sérgio de promover melhorias contínuas no processo de ensino e aprendizagem municipal, diversas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com a proposta de reforçar conteúdos ministrados durante as aulas. Entre os meses de agosto e outubro foram feitos reforços de conteúdos ministrados durante as aulas desde o início do ano letivo. Outra ação foi o aulão preparatório realizado em setembro para 250 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, das 13 escolas da zona rural. Na ocasião, foram ministrados conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de estratégias de resolução de questões e orientações gerais.
“Estamos sempre empenhados em melhorar ainda mais a educação municipal, por isso os resultados das provas do Saeb são importantes. Eles fornecerão um diagnóstico para futuras ações junto aos nossos estudantes”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo. Ela reforçou o pedido para que os familiares incentivem os estudantes a participarem das provas.
As provas do Saeb serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nas escolas onde os participantes estudam e resultarão em um panorama da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes. Os resultados indicarão a qualidade do ensino brasileiro e oferecerão dados para elaborar, monitorar e aprimorar políticas educacionais com base em evidências, além de possibilitar o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As matrizes avaliativas são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando Língua Portuguesa, Matemática e, como itens amostrais, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.