A Prefeitura de Uberlândia formalizou, nesta sexta-feira (17), um protocolo de intenções para a instalação na cidade do primeiro posto de abastecimento veicular de gás biometano do estado de Minas Gerais, por meio de parceria com a Zeg Biogás, que detém consolidado know-how na produção, em escala comercial no Brasil, do combustível reconhecido mundialmente como estratégico para a redução de emissões de gases de efeito estufa. O prefeito Paulo Sérgio assinou o documento nesta sexta- (17), em reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), localizada na avenida Vasconcelos Costa, 1.500, no bairro Martins, que também contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades.
“Estamos comemorando mais um grande investimento para Uberlândia. Nossa cidade está implantando o primeiro posto de biometano do estado de Minas Gerais. Independentemente de partido político, temos que buscar parcerias com todas as esferas, seja Estadual ou Federal, com um único objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população. Juntos, estamos promovendo, ainda mais, o desenvolvimento de Uberlândia e em nossa região e, com isso, gerando emprego e renda”, disse o prefeito Paulo Sérgio.
O CEO da Zeg Biogás, Rodrigo Nogueira, também celebrou a parceria. “Em Uberlândia, teremos o primeiro posto com abastecimento exclusivo de biometano de Minas Gerais. Sendo um off-grid, ou seja, um posto longe do duto, estando a 400 quilômetros. Por Uberlândia, daremos garantia de abastecimento para os caminhoneiros que, hoje, já fazem o transporte de mercadorias a gás em direção ao porto de Santos (SP). Com o posto de Uberlândia, vamos estender a Bio Rota Anhanguera, que passará a se chamar o novo caminho do gás Anhanguera/BR-050. A operação terá início a partir de março de 2026. Já temos, inclusive, transportadoras que vão utilizar o biometano. Ou seja, esta nova rota já tem empresas comprometidas em fomentar esta nova opção de combustível”, contou.
“Hoje, Uberlândia entra na rota do biometano. Graças a uma política pública de descarbonização da mobilidade de transporte. É fundamental aproveitarmos esta mudança da matriz energética global. O Brasil é líder neste segmento devido às potencialidades naturais do nosso país. Uberlândia está preparada para esta nova Era. Sendo uma cidade muito importante em Minas Gerais e com grande destaque nacional por sua pujança no agronegócio e logística. É, com certeza, um município muito próspero”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O protocolo de intenções assinado nesta sexta-feira entra em vigor imediatamente. A vigência do acordo tem duração de 12 meses, podendo, antes de encerrar a vigência, ser prorrogado por igual prazo, caso necessário e se for o interesse dos partícipes, mediante termo aditivo. O presente instrumento poderá ser alterado a qualquer tempo, mediante termo aditivo, em comum entendimento entre os partícipes, ou unilateralmente, com antecedência mínima de 60 dias ou de imediato, nas hipóteses de caso fortuito, de força maior, ou de descumprimento de quaisquer cláusulas ou condições.
Produção regional
Como parte integrante para o processo de distribuição do biogás em Uberlândia, ainda nesta sexta (17), pela manhã, o prefeito Paulo Sérgio esteve no município vizinho de Tupaciguara (MG), onde participou da cerimônia de inauguração da primeira produtora de gás biometano de Minas Gerais. A Zeg Biogás será responsável pela produção do biocombustível, que será feita nas instalações da Bionergética Aroeira.
Na ocasião, o prefeito Paulo Sérgio refletiu sobre o que representa a instalação da fábrica de biometano e de que forma Uberlândia está envolvida. “A inauguração de mais este grande investimento é muito importante para a questão ambiental do nosso país e da nossa região, especialmente. Impacta a nossa economia, a geração de emprego e renda. O biometano será utilizado na nossa frota de caminhões da coleta de lixo e de ônibus do transporte coletivo. Pretendemos adaptar alguns veículos para começar a utilizar. Não tenho dúvida nenhuma que o biometano vai chegar em Uberlândia e estará disponível, primeiramente, para a frota da Prefeitura e, depois, para toda a sociedade”, destacou.
Mais sobre a Zeg Biogás
A Zeg Biogás tem como propósito ser referência na produção e comercialização de biogás e biometano, fornecendo serviços técnicos para quem deseja utilizar essas fontes para seus diversos fins, que vão da geração de energia elétrica até seu uso como insumo na indústria. O GasBio é o biometano da ZEG, um gás purificado Padrão ANP de ~96% CH4 que pode ser liquefeito ou comprimido, tendo já superado as barreiras tecnológicas para produção em larga escala, com diferentes rotas e substratos, possuindo diversos projetos em implantação e expansão para atender à crescente demanda do mercado, inclusive com a intenção de fornecer o produto para frotas veiculares por meio de postos de abastecimento dedicados. O GasBio tem as mesmas aplicações que o gás natural e pode ser usado em indústrias e frotas.