A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 2.778 doses de vacinas durante o Dia D da Campanha de Vacinação, realizado neste sábado (18). As mais procuradas foram contra a dengue e a varicela, sendo que essa última atingiu a meta. Uma grande mobilização foi feita com o objetivo de ampliar a imunização e atualizar a situação vacinal, principalmente, de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). A estratégia faz parte da Campanha de Multivacinação que acontece até o fim do mês.

Para facilitar o acesso à população, o Programa Municipal de Imunização, da SMS, abriu todas as unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) da zona urbana, das 8h às 12h, e cinco Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) nos bairros Luizote de Freitas, Martins, Pampulha, Planalto e Tibery. Também funcionaram o Cantinho da Saúde, no Terminal Central, das 8h às 17h, e o Vacimóvel, na Praça Tubal Vilela, das 8h às 17h.
O secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, destacou que o Ministério da Saúde preconiza uma cobertura de 95% para todos os imunizantes disponíveis. Entretanto, segundo ele, diversas vacinas do público-alvo da campanha estão abaixo e ainda não atingiram a meta, como a DpT (proteção contra dengue, difteria, tétano, coqueluche e HPV), Tríplice Viral (proteção contra sarampo, caxumba e rubéola), Poliomielite e Varicela (proteção contra catapora).
“É importante que todos sejam vacinados, por isso, os familiares devem levar suas crianças e adolescentes às unidades de saúde para atualizar os cartões de vacina. Atingir a meta preconizada é a garantia de que a grande maioria da população está protegida. Quando não atingimos a meta, corremos o risco de ter, inclusive, o retorno de doenças que foram erradicas no nosso país”, destacou o secretário.
Adolescentes
O secretário Adenilson Lima também destacou a importância de os adolescentes atualizarem seus cartões, tomando vacinas como as contra a dengue, o HPV e a ACWY (meningite).
“A vacina contra o vírus HPV é de extrema importância na prevenção das doenças relacionadas a ele, sendo a principal delas o câncer de colo do útero. Ao ser aplicado em crianças e adolescentes, antes da exposição ao vírus, o imunizante tem um potencial máximo de proteção, sendo fundamental para a redução da incidência e mortalidade associadas a essas doenças”, afirmou.
Adultos e idosos
O chefe da pasta reforçou, ainda, que os adultos e os idosos também devem atualizar seus cartões de vacina. “Todos devem procurar nossas unidades de saúde para serem vacinados. Com os cartões em dia estaremos livres de várias doenças”, afirmou.