Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou diversas ações voltadas à valorização da alimentação saudável e sustentável nas escolas da rede municipal, reforçando o compromisso do prefeito Paulo Sérgio com a melhoria contínua da educação e das condições oferecidas aos alunos das escolas municipais. O objetivo do “Evento em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação”, promovido nesta terça-feira (21), foi ressaltar e fortalecer a importância da nutrição equilibrada no desenvolvimento dos estudantes e destacar o papel da agricultura familiar no fornecimento dos alimentos que compõem a merenda escolar.
“Esse é um momento e uma oportunidade para reafirmarmos o compromisso do município com a programação da saúde e do bem-estar da população. Investir em educação alimentar é investir na qualidade de vida e na saúde da população. Uberlândia destina mais de 45% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) à compra de produtos da Agricultura Familiar, fortalecendo o campo, promovendo sustentabilidade e garantindo alimentos mais saudáveis nas escolas”, afirmou a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo.

Atualmente, o município garante 120.341 refeições diárias distribuídas em 185 escolas, sendo 13 unidades rurais, 45 urbanas de ensino fundamental, 74 de educação infantil e 53 Núcleos de Educação Infantil (OSCs), atendendo cerca de 70 mil alunos. Os cardápios são elaborados por nutricionistas e incluem alimentos variados e nutritivos, muitos deles provenientes da Agricultura Familiar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar fortalece a economia local, promove uma alimentação saudável e contribui para o desenvolvimento dos estudantes.
Durante a semana de comemorações, as escolas municipais promoveram atividades educativas, exposições de alimentos, oficinas culinárias e rodas de conversa sobre o combate ao desperdício e a importância de bons hábitos alimentares. As ações buscaram sensibilizar alunos, professores e famílias sobre o tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) neste ano: “De mãos dadas por alimentos melhores e um futuro melhor”.

No evento desta terça (21), a programação ocorreu em dois espaços distintos. No saguão do bloco 1 do Centro Administrativo Municipal foram realizadas: exposição de atividades de Educação Alimentar e Nutricional e cartazes sobre a temática elaborados pelos estudantes da rede municipal de ensino, atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), as universidades e Conselho Regional de Nutrição, bem como a exposição de produtos da Agricultura Familiar. E no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, foram realizadas palestras e oficinas com temas voltados à alimentação saudável, segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e controle social.