O prefeito Paulo Sérgio recebeu, na tarde desta quarta-feira (22), paratletas das equipes da Prefeitura de Uberlândia e associações parceiras que representaram o Brasil em duas recentes competições internacionais: o Campeonato Mundial de Halterofilismo Paralímpico e o Campeonato Mundial Virtus 2025. Os competidores se destacaram nas disputas com conquistas de diversas medalhas.
No Campeonato Mundial de Halterofilismo Paralímpico, realizado no Cairo, no Egito, entre os dias 11 e 18 de outubro, a equipe formada pela parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube foi representada por Tayana Medeiros (ouro por equipe e prata na categoria até 86 kg, com recorde das Américas), Lara Lima (ouro por equipe e bronze na categoria até 41 kg), Marco Túlio Cruz (bronze na categoria até 49 kg e recorde das Américas), Caroline Fernandes (5º lugar na categoria até 79 kg), Edilândia Araújo (4º lugar na categoria acima de 86 kg), Mateus Assis (7º lugar na categoria até 107 kg) e Valéria Santos (15º lugar na categoria até 86 kg), além do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
Já no Campeonato Mundial Virtus 2025, realizado em Brisbane, na Austrália, entre os dias 8 e 15 de outubro, o paratleta Wellington Fernandes, que integra a equipe formada por meio da parceria entre Futel, Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube, conquistou três medalhas: ouro no lançamento de disco, prata no arremesso de peso e bronze no heptatlo.
“Uberlândia é uma potência mundial no paradesporto e, mais uma vez, fez bonito em duas competições internacionais de alto nível. Tenho muito orgulho de cada um dos nossos paratletas e não poderia deixar de recebê-los, não só para parabenizá-los, mas também para agradecê-los por tudo que fazem por Uberlândia e dizer que estamos empenhados para continuar oferecendo as condições ideais para que eles treinem e participem de competições nacionais e internacionais”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
O halterofilista Marco Túlio Cruz (bronze na categoria até 49 kg no Campeonato Mundial de Halterofilismo Paralímpico e recorde das Américas) destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e associações parceiras no paradesporto. “Estou no halterofilismo desde 2022 e, ao longo de todo esse período, tenho recebido total apoio da Prefeitura de Uberlândia, o que tem sido essencial para me desenvolver cada vez mais na modalidade e construir uma carreira vitoriosa como paratleta”, afirmou.
Resultados do Mundial de Halterofilismo – Cairo, Egito – 2025
Resultados em provas individuais:
Lara Lima – Categoria até 41 kg
Melhor levantamento: 107 kg
3º lugar no Best Lift
5º lugar no somatório
Caroline Fernandes – Categoria até 79 kg
Melhor levantamento: 127 kg
5º lugar no Best Lift
11º lugar no somatório
Tayana Medeiros – Categoria até 86 kg
Melhor levantamento: 147 kg
2º lugar no Best Lift
22º lugar no somatório
Valéria Santos – Categoria até 86 kg
Melhor levantamento: 106 kg
18º lugar no Best Lift
18º lugar no somatório
Edilândia Araújo – Categoria acima de 86 kg (+86 kg)
Melhor levantamento: 148 kg
4º lugar no Best Lift
2º lugar no somatório
Marco Túlio Cruz – Categoria até 49 kg
Melhor levantamento: 177 kg
3º lugar no Best Lift
1º lugar no somatório
Mateus Assis – Categoria até 107 kg
Melhor levantamento: 215 kg
8º lugar no Best Lift
10º lugar no somatório
Resultados por equipes
Lara Lima e Tayana Medeiros
Campeãs Mundiais por Equipe Feminina
Marco Tulio Cruz
4º lugar por Equipe Mista
Resultados do Campeonato Virtus – Brisbane, Austrália – 2025
Wellington Fernandes
Campeão no lançamento de disco
2º lugar no arremesso de peso
3º lugar no heptatlo