Como parte do Plano Integrado de Ações e Prevenção aos Impactos Climáticos, apresentado à imprensa pelo prefeito Paulo Sérgio no último dia 7 de outubro, no Centro Administrativo Municipal, a Prefeitura de Uberlândia inicia uma série de ações voltadas à prevenção e mitigação de danos que afetam a avenida Rondon Pacheco durante o período chuvoso.
Na tarde desta quinta-feira (23), por meio das secretarias municipais de Segurança Integrada e de Trânsito e Transportes (Settran), a Prefeitura realiza um trabalho conjunto de orientação na avenida Rondon Pacheco com visitas aos estabelecimentos comerciais presentes na via. O objetivo da iniciativa, realizada em parceria com integrantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec), do 5º Batalhão de Bombeiros Militar e da 9ª Região de Defesa Civil (9ª Redec/PMMG), é repassar informações sobre os riscos no período de chuvas.
Ainda dentro do Plano Integrado, também nesta quinta (23), estão sendo realizados testes dos avisos sonoros (sirenes) que terão na mesma avenida. E a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Settran, já iniciou a implantação de Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo do canteiro central da avenida Rondon Pacheco. Os dispositivos serão utilizados para informar sobre condições climáticas, além de acidentes, obras e rotas alternativas. Também servirão para emitir alertas sonoros para evacuação da via, quando necessário, e divulgar mensagens educativas voltadas à segurança no trânsito.
“Temos, desde o início da gestão, voltado atenção para projetos e ações que possam contribuir com as melhores obras, medidas e tomadas de decisão para reduzir os impactos causados pelas chuvas nos pontos que costumam ser afetados na cidade, com destaque para a avenida Rondon Pacheco. Essa é uma das prioridades do nosso governo e estamos trabalhando para que a população seja beneficiada com essas iniciativas”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Ação conjunta e testes de avisos sonoros
Durante a ação conjunta de orientação que será realizada nos estabelecimentos comerciais da avenida Rondon Pacheco, na tarde desta quinta-feira (23), será feito contato com o responsável ou gestor para obter dados importantes por meio de formulário. Neste, inclusive, há alguns questionamentos, como: se o estabelecimento possui câmeras de monitoramento externas voltadas à avenida Rondon Pacheco; se gostaria de compartilhar as imagens dessas câmeras com a Defesa Civil; se conhece os alertas da Defesa Civil repassados pelo celular, SMS 40199 e Defesa Civil Alerta (Cell Broadcast), cujo primeiro disparo real foi feito pela Prefeitura de Uberlândia em fevereiro de 2025, dentre outros.
“Hoje, iniciaremos as visitas nos estabelecimentos comerciais na mais importante via de Uberlândia com o objetivo de repassar informações sobre os riscos inerentes ao período chuvoso (alagamentos, inundações, enxurradas, quedas de árvores e postes de energia elétrica), bem como dicas de segurança. O trabalho vai se estender para as demais áreas de risco da cidade também”, disse o secretário municipal de Segurança Integrada, Cel. Fernando dos Reis.
Ainda durante a ação conjunta, serão entregues panfletos da Defesa Civil com informações importantes acerca do período chuvoso, contendo os telefones da emergência em caso de problemas decorrentes das chuvas – Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199). Vale ressaltar que esta ação conjunta será desenvolvida até que todos os estabelecimentos comerciais, localizados na avenida Rondon Pacheco, sejam visitados. Para maior efetividade da ação, haverá visitas em horários diversificados para contemplar os locais que têm funcionamento exclusivamente noturno, por exemplo.
Reforçando as ações de prevenção de danos que afetam a avenida Rondon Pacheco durante o período chuvoso, ainda nesta quinta (23), estão sendo realizados testes dos avisos sonoros (sirenes) que terão na via. Os alertas também integram o Plano Integrado de Ações e Prevenção aos Impactos Climáticos.

Instalação de Painéis de Mensagens Variáveis
No total, dez Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) serão instalados em pontos estratégicos da avenida Rondon Pacheco. A implantação dos equipamentos ao longo do canteiro central da via já foi iniciada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Settran. O projeto será executado pela empresa IMPLY Tecnologia Eletrônica Ltda, vencedora do processo licitatório. O investimento anual é estimado em R$ 1,18 milhão, com vigência contratual de até 60 meses. A empresa contratada será responsável pela instalação, manutenção preventiva e corretiva, bem como pela infraestrutura necessária para o pleno funcionamento dos equipamentos. O prazo para conclusão da instalação é de até 120 dias após a emissão da ordem de serviço.
Os PMVs são painéis eletrônicos de LED instalados em estruturas metálicas do tipo semi-pórtico, capazes de transmitir mensagens em tempo real aos motoristas. Com a instalação dos equipamentos, os motoristas terão acesso a informações imediatas sobre condições climáticas, além de acidentes, obras e rotas alternativas, que contribuem para o aumento da segurança, a melhoria da mobilidade urbana e a redução de congestionamentos. A medida também permitirá maior agilidade no atendimento de emergências e representa mais um passo na modernização da gestão do trânsito em Uberlândia, alinhando a cidade às melhores práticas adotadas em grandes centros do Brasil e do exterior.
Os pontos estratégicos da via que receberão os dispositivos serão definidos pela Settran e pela Defesa Civil, priorizando áreas de grande fluxo de veículos e locais sujeitos a alagamentos. A Central de controle dos PMVs funcionará no Núcleo de Semáforos, Programação e Estatística e na Secretaria de Defesa Civil, operando 24 horas por dia, todos os dias da semana.