O prefeito Paulo Sérgio participou, na manhã deste sábado (25), do Seminário Educa Uberlândia 2025, realizado pelo Sebrae Minas, com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Superintendência Regional de Ensino (SER) e do Governo do Estado de Minas Gerais. O seminário ocorreu no Center Convention, no bairro Tibery.
“Trazer informações sobre Inteligência Artificial (IA) para os nossos educadores é extremamente importante. A inovação está inserida no planejamento estratégico da Prefeitura em nossa Missão, Visão e nos planos de ação. Nós já estamos desenvolvendo atividades relevantes, como o estímulo às faculdades e universidade na promoção de cursos de graduação e aumento das vagas nesse segmento da IA. Em nossas escolas municipais, estamos implementando aulas relacionadas à cibersegurança na internet de forma geral e redes sociais. Estamos estimulando, também, o empreendedorismo com os nossos alunos na Rede Municipal de Ensino. Ampliamos, ainda, o número de vagas para a área da robótica. Em 2024, tínhamos 700 alunos e este ano já atendemos 1.000 estudantes. Observamos que a tecnologia precisa estar cada vez mais a serviço da educação para potencializar o aprendizado dos nossos alunos”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
Além do Chefe do Executivo municipal, o evento contou com outras autoridades locais e estaduais, como o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida, o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito, a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor Carlos Henrique de Carvalho e a superintendente de Ensino na Regional Uberlândia, Onília Maria de Oliveira Borges.
Em 2025, o tema do Seminário Educa Uberlândia foi Inteligência Artificial a serviço da Educação e do Empreendedorismo cujo objetivo foi inspirar educadores e gestores escolares, gerando insights e oportunidades, que fortalecem o ecossistema educacional. Vale ressaltar que ter uma ambiência favorável a inserção da educação empreendedora facilita a formação de jovens e adultos, estimulando, desta forma, atitudes empreendedoras que vão contribuir para que haja transformação no futuro.
No seminário houve, ainda, a oportunidade dos participantes em conhecer tendências inovadoras e transformadoras no campo da tecnologia aplicada à educação, sendo destacada a importância da Inteligência Artificial (IA) na rotina dos educadores, dos estudantes, das escolas e da própria sociedade. Em uma era em que crianças e jovens já nascem conectados ao mundo digital, é fundamental lembrarmos que a internet é uma porta de acesso ao conhecimento e às possibilidades. Mas é a postura, a atitude, e o comportamento alinhado a propósitos e valores que geram o real aprendizado.